19/05/2011

Variação no preço chega a 473%

Fonte: O Povo
 
 
A variação do preço de medicamento em Fortaleza chega a 473% entre produtos do mesmo tipo. O valor do fármaco cloridrato de fluoxetina, por exemplo, vai de R$ 11,62 a R$ 55.

A variação leva em conta a diferença de preços entre medicamentos genéricos e os chamados produtos “de marca”. A pesquisa foi realizada ontem por O POVO em quatro redes de farmácia da capital cearense: Pague Menos, Dose Certa, Avenida e Aldesul.

A maior diferença aferida por um medicamento genérico e “de marca” em uma mesma rede de farmácia foi no diclofenaco sódico. Seu preço mais barato é de R$ 10,50 (genérico), enquanto o mais caro custa R$ 19,50. A diferença é de 85%.

A pesquisa informal do O POVO constatou também um percentual de abastecimento de 98% dos 9 itens pesquisados na tarde de ontem.

Tendo em vista a grande variação de preços de medicamento, especialistas recomendam que clientes procurem a lista de Preços Máximos de Medicamentos (PMC), disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa, www.anvisa.gov.br).

O preço de cada fármaco também pode variar dentro da mesma rede de farmácia, por isso, alerta o Procon, é “essencial a pesquisa de preços sempre aliada à recomendação e prescrição médica”.

Genéricos no mercado

De acordo com o Procon de São Paulo, os medicamentos genéricos são em média 35% mais baratos. Isso ocorre porque os laboratórios não têm custo de patentes e pesquisas de medicamento; a economia se reflete em redução de preço que chega ao bolso do consumidor.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (ABIMG), neste primeiro trimestre foram comercializadas 123,7 milhões de unidades, o que representa um aumento de 32% ante o mesmo período de 2010. Esse é um crescimento recorde em um semestre.

Em números absolutos, as vendas saltaram de R$1,772 bilhão no primeiro trimestre de 2010 para R$1,289 bilhão neste trimestre; uma alta de 37,4% na venda de genéricos.

Atualmente os genéricos representam 19,5% da participação de vendas de medicamentos.

O principal motivo do crescimento dos genéricos foi a inclusão destes medicamentos no programa do Governo Federal Farmácia Popular .

O Farmácia Popular distribui gratuitamente oito medicamentos contra hipertensão e diabetes, e consome 14,6% do volume de venda dos genéricos. Sessenta porcento de todo o medicamento distribuído pelo Farmácia Popular é genérico, segundo dados da ABIMG.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A previsão do IMS Health é de que a venda de genéricos cresça 11% por ano até 2015, enquanto os demais medicamentos cresçam 5,3% no mesmo período. O maior apelo dos genéricos, sem dúvida, é o preço mais barato.

André Teixeira
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