16/05/2019

AAFEC celebra 32 anos e faz homenagem póstuma à Maria do Carmo

                       

Nesta terça-feira, 14 de maio, A Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC celebrou seus 32 anos com a realização de um missa em ação de graças e homenagem póstuma à Maria do Carmo Moreira Serra Azul, vice-presidente da Associação nesta atual gestão. A programação iniciou às 8h30 e contou com um café da manhã para receber os associados, seguindo com a celebração eucarística e homenagem póstuma.  

                      

                      

Na homenagem póstuma o presidente da AAFEC, Gentil Teixeira Rolim expressou sua gratidão pelos 32 anos da entidade e por ter trabalho por anos ao lado de Mariazinha, como era conhecida Maria do Carmo na Associação. “Hoje estamos celebrando os 32 anos da AAFEC e ao mesmo tempo estamos com o coração contrito pela falta de nossa amiga Mariazinha na nossa família AAFEC. Agradeço a presença de todos vocês, pois este dia é importante para nós”, disse o presidente no seu discurso. Gentil finalizou sua fala pedindo que todos ficassem de pé e fizessem um minuto de silêncio em memória à vice-presidente. 

                     

O presidente da União dos Funcionários Fazendários do Estado do Ceará-UFFEC, Luiz Pontes Cunha Filho esteve na reunião e leu um texto em homenagem ao aniversário da AAFEC e à Mariazinha, fazendo referencia à aparição de Nossa Senhora de Fátima, que tem como data comemorativa no mesmo dia da AAFEC, 13 de maio. 

O Diretor de Organização do Sindicato dos Fazendários do Ceará- SINTAF, Francisco Lúcio Mendes Maia parabenizou à AAFEC pelos 32 anos e lembrou-se da importância de Mariazinha na luta pela democracia na época da ditadura. “Se temos uma democracia hoje, é graças a pessoas como Mariazinha, que lutou contra a ditadura de 1964”. 

O presidente da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais- CAFAZ, Marcus Augusto Silva Ferreira falou da proximidade com Mariazinha e sua família: “Eu costumo acreditar que toda família tem pelo menos um anjo. Antes de conhecer a Mariazinha, conheci a irmã dela, A Iracema e eu a considerava um anjo da família Serra Azul. Mas quando conheci Mariazinha, compreendi que isso era um bem da família Serra Azul. Tenho a certeza que a Mariazinha será sempre esse anjo da AAFEC e sempre estará por aqui”. 

O fundador da AAFEC, Carlos Alberto Mendonça, conhecido por Major relembrou da história da entidade e ressaltou a importância de Mariazinha na construção da AAFEC de hoje. “Parece que foi ontem, lembro bem. [...] E hoje, como cresceu... com 32 anos posso dizer com orgulho que temos essa fortaleza extraordinária que é a AAFEC. Tenho um amor por isso aqui e quando falo do zelo que tenho pela AAFEC, não estou falando da Associação enquanto material, falo de vocês, cada um de vocês que fazem parte e também aos que já construíram algo por aqui”, comentou Major. 

                     

A diretora financeira, Elenilda Santos fez memória à Mariazinha e contou uma fábula relacionada ao luto e destacou que todos passam por percas e sofrem com a ausência de alguém. “Todos nós já sofremos com a perda de um amigo ou um familiar, mas também sentimos a esperança porque essa dor passa. Não esquecemos, mas ficarão as lembranças boas e também até ruins, se tiver. Ficam os sentimentos as atitudes e este será o legado da nossa querida, amada e estimada Mariazinha”, conclui Elenilda. 

Outros fazendários homenagearam também Mariazinha, como, o aposentado Pereira de Albuquerque que lamentou não ter convivido muito com ela, mas garantiu que das poucas oportunidades de vivência, compreendia que a vice-presidente era de um caráter grandioso. “Confesso que não cheguei a ser intimo de Maria do Carmo Moreira Serra Azul, nossa querida Mariazinha. Poucas vezes estive face a face com ela, mas o suficiente para conhecer-lhe a alma e, principalmente, o seu caráter generoso. Ela era de fato, um ser especial”, disse Pereira. A fazendária ativa Maria Aurelina Farias de Araújo também homenageou a amiga que a acompanhou durante algumas viagens no tempo de trabalho. Ela descrevia o comportamento de Mariazinha nas viagens e como era belo sua forma de contemplar a natureza. 

Findando as homenagens, o presidente Gentil Teixeira Rolim convidou os familiares de Maria do Carmo para entregar uma placa de homenagem póstuma e completou dizendo que esta era uma homenagem mais que justa para alguém que esteve por tanto tempo à serviço da AAFEC. 

                     

Os familiares de Mariazinha, representados pelo esposo, filha e genro agradeceram a homenagem e falaram sobre a fazendária. O esposo, José machado Bezerra, companheiro desde a época do movimento estudantil, falou sobre a importância de sua companheira também na ditadura e alertou aos presentes sobre o Brasil atual. A filha Tânia Serra Azul agradeceu a AAFEC pela homenagem e leu uma poesia que os filhos fizeram sobre ela.