14/09/2020

AAFEC participa de reunião sobre aplicativo de recadastramento da Cearaprev

No dia 14 de setembro, a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC participou do lançamento do aplicativo desenvolvido pela Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev) que será utilizado pra fazer o recadastramento e prova de vida dos servidores e pensionistas do Estado do Ceará. O evento aconteceu no novo endereço da Cearaprev, localizado no prédio da Junta Comercial do Ceará. Além da AAFEC, outras vinte e sete entidades participaram do evento representando servidores e pensionistas do Estado, dentre elas, o Sindicato dos Fazendários do Ceará- SINTAF, Caixa de Assistência aos Servidores do Estado- CAFAZ e União dos Funcionários Fazendários do Estado do Ceará-UFFEC.

                       

O aplicativo está passando por testes técnicos e a partir de outubro estará disponível para o recadastramento que acontecerá de forma gradual e contínua. Os servidores e pensionistas poderão fazer todo o recadastramento de forma digital e a fundação adotará medidas de segurança, como: reconhecimento facial, leitura biométrica, validação dupla de código pin e comprovação de documentos digitais. 

Para realizar o recadastramento, é necessário, que os dados dos usuários estejam atualizados no sistema guardião da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), pois é por meio dele que o servidor obterá autorização para entregar as informações.

Segundo o presidente da Cearaprev, João Marcos Maia, antes do lançamento do aplicativo a fundação formará uma comissão composta por representações das entidades para um treinamento sobre o uso do aplicativo, para que estas possam auxiliar os servidores e pensionistas na atualização de seus dados.  “Nosso objetivo é facilitar a vida das pessoas. A ideia é que os servidores não precisem sair de casa para tratar sobre os serviços da Cearaprev. Isso será benéfico para todos os servidores do Estado, sobretudo para aqueles que têm algum problema de mobilidade ou que residem no Interior, pois não precisarão mais se deslocar até Fortaleza para solicitar aposentadoria ou pensão, por exemplo”, explica João Marcos Maia.

Além das vantagens para os usuários, que não precisarão mais se deslocar de suas casas e, em alguns casos, municípios, para tratar dos serviços prestados pela Cearaprev, o aplicativo também terá um impacto positivo para o Estado, uma vez que possibilitará um tratamento mais eficiente das informações e contribuirá para reduzir custo.