22/11/2010

AAFEC presente na Reunião Ordinária do MOSAP

A presidente da AAFEC, Elenilda dos Santos, esteve presente na Reunião Ordinária do Instituto Mosap realizada no dia 9 de novembro de 2010 em Brasília. Confira abaixo o relato do que acorreu na reunião.
 

Estiveram presentes trinta dirigentes e representantes de entidades
 filiadas:

aidyl de carvalho preis(aspi/uff); antonio carlos branco da silva(unacon/sn); antonio carlos duarte moreira(afepesp/fepesps); gilda bandeira falconi, artolide lopes cunha(sitraemg); cláudio fambrini moraes(fenafisco); darcy dantas(asap-tcu); edison guilherme haubert, maria elisa siqueira oliveira(sindilegis); francisca elenilda dos santos(aafec/ce); helio bernades, paulo antenor de oliveira patricia távora dias (sindireceita); hilda rodrigues tanque(apampesp)joão bosco siqueira da silva (anffa/ asfagro)josé avelino da silva neto, misma rosa suhett(anfip); josé dauly cardoso(adpf); josepha teotonia britto(frenteprevidencia); lucio hagemann(adufrgs); maria de lourdes ayres fernandes(afipea); maria eliete maia (sinje/ce); marlene rego moreira(assibge/sn); neusa vieira lopes de castro(anasps); osmar de oliveira marchese(stu – unicamp); roberto de medeiros guimarães, pedro alves de freitas(asa –cd); sandra lobo(apcap /pcdf); teresinha candida de souza(assibge); waldson silva (sindijuf-pa/ap).

 

Recebemos os seguintes convidados:

Senador Eleito pelo Estado do Acre Sérgio de Oliveira CunhaPetecão;

Suplente de Senador pelo Estado do Acre Carlos Augusto Coelho;

Suplente de Senador pelo Estado do Espírito Santo Paulo Antenor de Oliveira;

Antonio Augusto de Queiroz - Toninho do DIAP

 

A Reunião foi aberta pelo Presidente Edison Guilherme Haubert que, depois de agradecer a presença de todos, solicitou um minuto de silêncio pelo falecimento de Gilson Costa de Oliveira, em Salvador-BA – ocorrido dia 5 de novembro do corrente. Um dos primeiros Presidentes da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas – COBAP, que foi fundamental aliado do MOSAP, numa ocasião em que o Governo pretendia colocar as duas Entidades em confronto, no intuito de ser vitorioso em suas pretensões contra a previdência. Gilson não hesitou em defender os aposentados e pensionistas do serviço público, dizendo que não eram eles que ganhavam muito, ao contrário, os beneficiários do regime geral é que ganhavam muito pouco.

 

A Primeira Mesa foi composta pelo Senador eleito Sergio Petecão e pelo Diretor de Assuntos Parlamentares do MOSAP, representando o SINDIRECEITA, Helio Bernades. O Senador respondeu à saudação do Presidente do MOSAP Edison colocando a promessa de que usará o seu mandato para defender os direitos dos aposentados e pensionistas, e para isso empenha sua lealdade, sua amizade, e coloca o mandato à disposição, dizendo ainda que precisará da ajuda de todos para ser bem sucedido. O Presidente Edison Guilherme  salientou que estão prontas para votação em plenário as PECs 555/2006 e 270/2008 – de autoria do Ex Deputado Federal Carlos Mota hoje Vice Presidente da ANPPREV e a segunda da  Deputada reeleita Andréia Zito – do PSDB – RJ. A PEC 555, extingue a contribuição previdenciária e a PEC 270  corrige a injustiça cometida contra os aposentados por invalidez. O Presidente apresenta o Suplente Carlos Augusto Coelho, também do Estado do Acre, fazendo votos de que logo lhe seja propiciada a investidura como efetivo Senador estendendo os mesmos votos ao Paulo Antenor de Oliveira, Suplente do Senador Magno Malta no Estado do Espírito Santo.

 

A Segunda Mesa foi formada com o Diretor Administrativo João Bosco Siqueira da Silva, o Membro do Conselho Consultivo Lucio Hagemann, e o convidado Antonio Augusto de Queiroz que, a pedido do Presidente do Instituto MOSAP, apresentou uma Radiografia das Eleições Gerais de 2010.

 

·      Características das eleições de 2010 - eixos de campanha;

·        Demandas dos eleitores – motivações do segundo turno;

·        Recado das urnas;

·        Resultado das eleições de outubro,

·        Desafios prioritários do novo governo;

·        Desempenho dos partidos na câmara – 2002 – 2006 – 2010;

·        Abstenção – votos brancos e nulos;

·        O crescimento da bancada sindical;

·        Formação e atividades profissionais dos parlamentares;

·        Desempenho dos partidos no senado federal

·        Perfil socioeconômico do senado;

·        Governadores por partido;

·        Governabilidade e representatividade;

·        Padrão de comportamento da oposição;

·        Agenda de reformas 1º mandato presidente Dilma;

·        Agenda remanescente;

·        Perfil do governo Dilma - pressões econômicas e fiscais;

 

Durante o decorrer da reunião, muitos dos presentes aproveitaram a presença e o vasto conhecimento do “Toninho do Diap”, para formular perguntas, contribuindo para o êxito deste encontro.