06/09/2022

AAFEC realiza Seminário de Comunicação e Tecnologia para Pessoa idosa

Do dia 29 a 31 de agosto, a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará realizou o II Seminário de Comunicação e Tecnologia para a Pessoa Idosa na sede da entidade. O evento contou com a parceria da Caixa de Assistência ao Servidor Fazendário (CAFAZ Saúde e Corretora) e do Projeto Midiando da Universidade Federal do Ceará (UFC) e teve o objetivo de oferecer possibilidades de inclusão, conscientização, aprendizado e partilha sobre o uso da tecnologia e comunicação na vida do idoso.

                                    

Com uma programação aberta ao público geral e focada no idoso, o seminário abordou temas como: Fake news, segurança de dados na internet, o passo a passo do uso do celular no dia-a-dia, redes sociais, aplicativos de bancos e órgãos públicos e fotografia usando o smartphone. 

Para conduzir os momentos de formação, a AAFEC convidou profissionais das áreas de comunicação, tecnologia, fotografia e técnicos de órgãos públicos para ensinarem a usar aplicativos específicos, como: Cearaprev On-line e Sua Nota Tem Valor. Débora Sipião é jornalista e foi uma das convidadas do Seminário para ministrar a oficina “Conhecendo seu smartphone”. Para a jornalista, mais que aprender a usar o smartphone é importante ensinar a usar as ferramentas tecnológicas e de comunicação digital corretamente, atentando-se à segurança de dados, fake news e quais aplicativos podem ajudar o público idoso e fazer parte do do seu dia-a-dia. 

                                     

O Seminário foi aberto ao público e atraiu a atenção do público externo e Ana Maria Nóbrega foi uma dessas pessoas. Ela é dentista e viu nas redes sociais a oportunidade de inscrever-se no Seminário. Segundo ela, a princípio se inscreveu sem muitas expectativas, mas durante os três dias pôde compreender os reais motivos de participar e que todos os assuntos estão interligados à sua vida, principalmente a fotografia. “Eu não entendia porque fui direcionada para vir ao Seminário, mas na oficina de fotografia eu entendi. Falamos muito sobre olhar e desconstruir a fotografia e penso que isso funciona também na nossa vida. E eu vim para cá para desconstruir porque eu sempre busquei a perfeição, mas com a fotografia eu aprendi que mesmo com o que não é perfeito, há possibilidades e é preciso descontruir”, comentou. 

                      

Segundo Elenilda dos Santos, a realização do Seminário tinha como objetivo principal oferecer oportunidades de aprendizado e expandir a ideia de que o idoso precisa estar informado. “As pessoas estão quebrando essas barreiras e estão permitindo ter novos conhecimentos. Para a Associação isso é muito importante porque podemos levar esta oportunidade de conhecimento não só aos nossos sócios, mas também para o público em geral”. 

O evento contou com a cobertura midiática de quatro canais de televisão: Verdes Mares, Jangadeiro, Cidade e TVC. Cada veículo abordou o seminário com olhares diferentes, mas sempre com foco na pessoa idosa e no aprendizado.