10/06/2022

AAFEC realiza Seminário sobre conscientização da violência contra o idoso

AAFEC realiza Seminário sobre conscientização da violência contra o idoso

No dia 15 de junho, data que marca o dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (AAFEC) realizará o Seminário de Conscientização da Violência Contra o Idoso, de 9h às 11h40, em sua sede, localizada na Rua 25 de Março, 537- Centro, Fortaleza-Ceará. O evento tem vagas limitadas e é gratuito, aberto ao público. 

O objetivo da ação é conscientizar sobre os tipos de violências sofridas pelo público idoso frequentemente, como a violência física, psicológica, financeira, patrimonial e sexual. Além de  orientar e disponibilizar os meios de denúncias, segundo o Ministério Público do Estado do Ceará. 

Para participar, os interessados devem inscrever-se clicando aqui ou acompanhar a transmissão ao vivo no canal AAFEC, no Youtube. É necessário que o público presencial apresente o comprovante de vacinação com pelo menos três doses da vacina contra a Covid-19 e use corretamente a máscara de proteção. 

No primeiro momento do seminário, de 9h às 10h30, acontecerá a mesa Violências e comportamento na terceira idade, que contará com a participação dos convidados: Raphael Castelo Branco, Vice-presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa na OAB; Albano Sampaio, Psicólogo psicanalista, Especialista em Mediação do idoso e da pessoa com deficiência; e César Wagner, consultor financeiro do Programa de Apoio à Saúde Financeira- PASF na AAFEC.

Na segunda seção, de 11h às 11h40, haverá a roda de conversa “Sexualidade, saúde mental e outros olhares na velhice”, ministrada pela psicóloga e especialista em gerontologia, Nádia Moura. A Mesa será transmitida ao vivo e o público poderá participar fazendo perguntas de forma presencial e online, por meio do canal no Youtube. Por ser um momento mais didático e intimista aos participantes, a roda de conversa não será transmitida. 

 

SAIBA MAIS SOBRE OS CONVIDADOS

Mesa “Sexualidade, saúde mental e outros olhares na velhice”

Raphael Castelo Branco: Advogado, Professor Universitário, Mestre em Direito Constitucional. Foi Conselheiro Nacional do Idoso (Gestão 2018/2020), Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Gestão 2018/2020) e Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/Ceará (2016/2018 e 2019/2021). Atualmente, é recém-empossado Vice-Presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Conselho Federal da OAB (2022-2025). Advogado Sócio da Castelo Branco & Siebra Advogados Associados e Diretor Jurídico Nacional da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

 

Albano Sampaio: Psicólogo ( UNIFOR ), psicanalista, Psicólogo Hospitalar com atuação em UTI, Gastroplastia, avaliação em  cirurgia geral e transplantes (HC/CE; Especialista em Transtornos Alimentares ( UNIFOR); Avaliação em Gastroplastia e Transtornos Alimentares (HC/USP-SP), Formação em avaliação do processo transsexualizador (USP); Consultor em gestão empresarial e Saúde do trabalhador; Formação em mediação do idoso e da pessoa com deficiência (MP - Núcleo do Idoso)

 

César Wagner: Formado em Direito, especialista em Administração e Negócios Bancários, pela Unichristus e Fundação Getúlio Vargas. Hoje atua como Relações Públicas na CAFAZ Corretora e Consultor Financeiro na AAFEC, por meio do Programa de Apoio à Saúde Financeira- PASF. Tem experiência no mercado financeiro há mais de 30 anos, atuando no serviço bancário e consultoria.

 

Roda de conversa “Sexualidade, saúde mental e outros olhares na velhice”

Nádia Moura: Psicóloga junguiana, especialista em gerontologia. Atua na área clínica para adolescentes, adultos e idosos e realiza assistência psicológica ao grupo de idosos na ONG PRODECOM. Além das atividades voltadas ao público idoso, tem experiências nas áreas de saúde mental e clínica e já atuou no Centro de Atenção Psicossocial- CAPS GERAL V Bom Jardim.

 

SERVIÇO

Seminário de Conscientização da Violência Contra o Idoso 

Aberto ao público com inscrições gratuitas e limitadas

Data: 15/06/2022

Horário: 9h às 11h40

Endereço: Sede da AAFEC: Rua Vinte e Cinco de Março, 537- Centro, Fortaleza- Ceará.

Contato: (85) 32541072| 99981650| 9122-1333 (Catarina Érika Morais- Assessora de comunicação)