13/03/2025
A Associação dos Aposentados Fazendários do Estado do Ceará (AAFEC) realizou na manhã de ontem (11) mais um encontro mensal em sua sede. A terceira reunião do ano contou com a presença da diretoria da entidade e recebeu o advogado Marcelo Guerra e a contadora Telma Pinheiro para tratar das diretrizes previstas para o mês.
A presidente da AAFEC, Márcia Ximenes, e a vice-presidente, Wilca Hempel, abriram o evento destacando o Dia Internacional da Mulher, realizado em 8 de março. Em seguida, convidaram Ósia Carvalho para dar continuidade ao momento de reconhecimento e valorização. Durante sua participação, Ósia recitou um poema autoral exaltando a força e a importância das mulheres e interpretou, ao bandolim, a música Mulher Brasileira, de Benito Di Paula.
Na sequência, Márcia Ximenes abordou pontos importantes, como a aprovação do reajuste salarial, a disponibilização dos Demonstrativos de Renda pela Seplag e a necessidade dos associados realizarem a Prova de Vida do Ceará dentro do prazo para evitar a suspensão de seus benefícios.
A presidente também informou que a Reforma do Estatuto está avançando para as etapas finais. “A primeira parte foi a mais complexa, pois houve alterações significativas. A segunda etapa tem caráter mais eleitoral. Já estamos avançando nessa fase e, em breve, o Estatuto será consolidado”, explicou.
A contadora Telma Pinheiro esclareceu aos associados sobre a declaração do Imposto de Renda 2025, que estará disponível em breve. Durante a sua exposição, explicou quem está obrigado a declarar, as principais mudanças deste ano e a importância do Gov.
Em seguida, o advogado Marcelo Guerra abordou a ação do adicional noturno, ajuizada pelo Sintaf em 1998, detalhando os direitos dos beneficiários. “O adicional noturno assegura um acréscimo nos salários para os trabalhadores que exercem atividades entre 22h e 5h da manhã. Assim, houve trabalho efetivo nesse intervalo, o profissional tem direito a contabilizar essas horas de forma diferenciada”, destacou.
Outro tema discutido foi a rescisão do contrato entre a Cafaz e a AAFEC. A presidente Márcia Ximenes apresentou um demonstrativo financeiro dos custos do NAS e abriu espaço para que os associados expressassem suas preocupações e descontentamento com a mudança.
O encontro foi encerrado com a tradicional comemoração dos aniversários do mês.
Para conferir o Encontro de Março na íntegra, acesse o canal da AAFEC no youtube.