27/09/2023

ACONTECEU- Assembleia Geral Extraordinária

Na última terça-feira (26), aconteceu na sede da AAFEC a Assembleia Geral Extraordinária. Com o intuito de avaliarem e votarem nas alterações propostas pela Comissão revisora para o Estatuto da Associação e a participação dos sócios foi de extrema importância. Além disso, estes puderam ainda sugerir alterações que acreditam ser o melhor para todos. Tanto para a AAFEC, como para os fazendários e pensionistas associados. 

                                   

A presidente Márcia Ximenes deu abertura à Assembleia enfatizando e relembrando a importância de haver uma revisão. Em sua fala, a presidente afirmou que há necessidade dessa inovação que está diretamente relacionada à evolução da entidade. “A última revisão do Estatuto é de 2011. [..] Nós partimos de três premissas: social, regulamento e financeiro”, continuou Márcia ainda sobre os motivos para que houvesse mudanças no Estatuto da AAFEC. 

Logo após a abertura realizada pela presidente, conforme está previsto em Estatuto, a Assembleia foi conduzida pelo presidente e o secretário escolhidos pelos assembleistas, através de votação pelos associados presentes. Foi escolhido o Sr. Jaime Cavalcante de Albuquerque Filho para ser o presidente e o Sr. Gentil Teixeira Rolim para secretariar a Assembleia, que apresentaria as alterações que a Comissão revisora e os sócios propõem para o Estatuto.

                       

 

                     

 

A realização e votação da Assembleia Geral Extraordinária aconteceu de acordo com o que está previsto no Estatuto da entidade. Dentre as resoluções de alterações, votou-se sobre a renomeação dos cargos de diretoria, pensionistas, filiações, adequações para inserção da AAFEC como organização civil nos espaços e categorias de instituições com trabalho social, redução do valor e nome do auxílio funeral que passa a ser auxílio assistencial, entre outros assuntos.  

Os artigos alterados foram os que a Comissão Técnica julgou mais urgentes a serem  modificados, o que não anula a possibilidade de novas alterações futuras, como comentou a presidente sobre a necessidade de quebrar os paradigmas que veem o Estatuto como algo imutável. “Sempre que for necessário é importante a mudança do Estatuto. É lá que vai fazer a história da Instituição, então sempre que for necessário nós estaremos convocando os associados para fazermos as alterações”.    

Além de querer mudar a ideia de um regulamento imutável, o plano da diretoria hoje é que a AAFEC abra o olhar para novos desafios sociais, e que apesar de ser uma Entidade classificada como uma Pessoa Jurídica sem fins lucrativos, é importante tê-la abrangente na captação de recursos. Por isso os principais artigos a sofrerem alteração foram os Artigo 1º, Artigo 2º, Artigos 22º, 25º, 28º e o Artigo 68º.    

Em breve a Comissão Revisora do Estatuto tornará pública as alterações votadas na Assembleia.