13/03/2024

ACONTECEU - Encontro de março

Na manhã de ontem, 12, aconteceu na sede da AAFEC o Encontro de Março. O evento, que busca reunir os sócios e neste mês contamos com o advogado, Marcelo Guerra, que falou sobre a ação coletiva movida pela Associação, em favor dos associados, solicitando a diferença de valores entre o teto do Governador e o teto do Desembargador do Tribunal de Justiça, previsto Emenda Constitucional (EC) nº 90/2017. Além disso, no evento homenageou as mulheres com um workshop, apresentado pela professora de dança do ventre, Nathalia Araújo.

                                  

O Encontro foi iniciado com uma oração da associada Leni Frossard e logo após a presidente Márcia Ximenes, que não se delongou muito e deu espaço ao advogado, Marcelo Guerra. O advogado explicou sobre o teto remuneratório e as mudanças que aconteceram nos proventos dos servidores públicos aposentados, que antes eram limitados aos subsídios do governador e que agora passaram a ser limitados aos subsídios dos desembargadores do Tribunal da Justiça. O reconhecimento da emenda 92/93 como inconstitucional, a devolução dos valores descontados no período de dezembro de 2018 a dezembro de 2020 também fazem parte da ação a ser ingressada.

                         

“Nós estamos em março de 2024, existe o que a gente chama de prescrição quinquenal. Tudo aquilo que for anterior a cinco anos, da data em que eu ajuizar a ação, estará automaticamente considerado prescrito. Então tudo aquilo que é anterior a março de 2019 eu não tenho mais como reaver no poder judiciário.” Explica o advogado sobre a importância de incorporar a ação o quanto antes. Dr. Marcelo ainda explicou como acontecerá essa ação, como será custeada e toda a forma que será ingressada no Poder Judiciário. Logo após terminada sua explicação, os presentes puderam tirar todas as suas dúvidas.  

 

No segundo momento do Encontro, em homenagens às mulheres, Ósia Carvalho encantou a todos com a apresentação em seu bandolim e com uma trova autoral sobre mulheres. Logo após, Nathália Araújo, deu início a sua apresentação de dança do ventre e explicou o tema da vivência “Dança do Ventre: Encontro com a essência feminina”, trazendo o questionamento sobre o que constitui essa essência e conversando um pouco sobre a sua experiência com a dança. Seu momento foi finalizado com uma experiência coletiva que as associadas presentes puderam compartilhar o aprendizado da dança do ventre. 

 

Por fim, foi comemorado os aniversariantes do mês e a diretora jurídica, Lucimar Cavalcanti e a associada ativa em nossa associação Ivonete Rodrigues, foram as que receberam todo carinho e as boas solicitações dos amigos afequianos presentes.