18/07/2024
Ontem, 17, aconteceu na UFFEC Juazeiro o Entre Cantos e Contos Cariri. A noite foi marcada por muita música, história e cultura com o quadro Galeria da Fama, que homenageou o ilustre ícone da poesia popular, cantor, compositor e improvisador brasileiro: Patativa do Assaré.
O artista teve a sua biografia narrada por João Pedro, que de forma envolvente comentou sobre sua vida pessoal, profissional e sobre como Patativa se tornou uma grande figura nordestina. Durante sua leitura, também foram feitas homenagens através de músicas e o casal Ivone e Brito, participantes assíduos do evento, interpretaram as canções “A triste partida” e “Vaca Estrela e Boi Fubá”.
Iniciando o segundo momento, que os participantes têm a oportunidade de cantarem, recitarem poema ou se expressarem da maneira que preferirem, Maristela Fernandes interpretou “Anunciação”, canção de Alceu Valença. Logo após, João Pedro retornou ao palco para interpretar “Paciência” de Lenine, seguido por Valber Cruz, associado de Fortaleza, que expressou sua felicidade em rever amigos da época da Fazenda e participar deste momento: “É muito importante isso aqui [Entre Cantos e Contos Cariri], que deem continuidade a esse evento. Um evento desse só faz animar a alma, o espírito da gente”.
Após mais uma participação de Brito, o Entre Cantos e Contos foi finalizado com uma celebração especial da vida de D. Maria Luiza, que completou 92 anos no dia 14 deste mês. Maristela homenageou a aniversariante, destacando sua lucidez e vitalidade: “Hoje o Entre Cantos e Contos tem o privilégio de vivenciar esse momento tão lindo com ela, 92 anos é benção de Deus. Lúcida, linda, maravilhosa, cheia de vida, veio hoje nos presentear com sua presença e sua alegria”. Gilvan Santos também prestou homenagem à D. Maria Luiza com a canção “Rosa”, de Pixinguinha.
Assista aqui a transmissão ao vivo completa: https://www.youtube.com/watch?v=ZhOItTvrA4k