29/11/2023

ACONTECEU - Laboratório Social e Resiliência na AAFEC

Na última terça-feira (21), a sede da AAFEC recebeu o Laboratório Social e Resiliência (LSR) para mais um encontro presencial. O projeto é desenvolvido pelo Programa de Saúde e Qualidade de Vida da Sefaz e abordou no último encontro o tema "O Laboratório Social e Resiliência da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará: ressignificações durante a Pandemia do Covid-19”. O assunto foi título do artigo científico apresentado por Cláudia Meneses, Rozelha Pontes, Rute Mourão, Sandra Maia e Vannessa Brasil, no II Congresso Internacional e V Congresso das Américas sobre fatores psicossociais, saúde mental e stress no trabalho.

Rozelha Pontes, uma das escritoras e assistente social da Sefaz, iniciou o momento falando sobre a criação do Programa, qual a sua missão e metodologia, que se deu a partir do Trabalho de Laboratório Social criado pelo psicanalista franco-argentino Prof. Dr. Miguel Benasayag. “Este programa, a priori, ele não precisa de um tema, na Sefaz ele surgiu pela necessidade da dependência química (álcool) e já se pensando em trabalhar outros aspectos da saúde mental. Então é um instrumento de saúde mental.” Explicou a assistente social.   

A escritora e fazendária, Rute Mourão também comentou sobre a sua participação no Laboratório Social. “[..] O Laboratório vem como um espaço para as pessoas se expressarem, é um espaço livre, onde as pessoas podem entrar e sair. É um espaço que a gente aprende a escutar, tem a oportunidade de falar e de crescer”. Ela acredita na importância do programa e que ele pode ser muito útil em meio a uma sociedade acelerada e que há poucos espaços para desacelerar e respirar.     

Além das duas escritoras, a psiquiatra que acompanha o Laboratório desde o início, Dra. Marluce Oliveira, também comentou sobre a valia do artigo escrito para a sociedade e ainda comentou sobre como podemos ter atitudes melhores para que não sejamos pessoas ansiosas, e, tenhamos vidas cada vez mais leves e que vivamos de maneira gentil, respeitando o nosso próprio corpo e limites. 

No canal da AAFEC no Youtube você poderá acompanhar a transmissão completa do evento.