22/05/2024
Na manhã de ontem, 21, a AAFEC realizou mais um encontro presencial do Laboratório Social e Resiliência. O projeto, que é desenvolvido pelo Programa de Saúde e Qualidade de Vida (PSQV) da Sefaz, nesta semana teve como tema “Etnografia Corporal - Convivendo com as sequelas da Covid-19 no pós-pandemia”, que foi apresentado pelo médico psiquiatra, doutor em medicina preventiva e professor em saúde pública, Dr. Jackson Sampaio, com a participação da Dra. Marluce Oliveira, mestra em saúde pública e idealizadora deste projeto.
Durante sua apresentação, o Dr. Jackson Sampaio não apenas explicou o tema de forma científica, utilizando seus artigos publicados como referência, mas também compartilhou sua própria experiência com a Covid-19. Ele discutiu sua vida antes, durante e após a doença, incluindo as sequelas e tratamentos, oferecendo uma visão pessoal e profunda do assunto.
Ao abrir espaço para perguntas e considerações dos presentes, o médico recebeu numerosas manifestações de apoio e carinho dos servidores ativos e aposentados da entidade, que acompanharam com esperança sua recuperação durante esse período difícil. Além desses, comentários de agradecimento pela partilha também foram feitos, como foi o caso de Cláudia Apolônio, auditora fiscal da Sefaz: “[..] Muito obrigada por essa sua fala, eu lhe agradeço demais. Porque o senhor foi pincelando aqui na minha mente umas ideias, a parte da espiritualidade também. Por exemplo, essa que o senhor falou de anotar os delírios para depois até a gente levar o humor para sair da tensão”. A auditora e participante do Laboratório ainda complementou sua fala dizendo estar surpresa com o tanto de conhecimento adquirido e inspirações de ideias que conseguirá usar em uma situação familiar.
A Dra. Marluce Oliveira complementou o encontro abordando sobre a diferença da positividade tóxica e da resiliência neste momento específico da Covid-19, explicando cada um desses conceitos e também algumas formas de lidar e superá-la, não silenciando nenhuma sequela, sejam elas físicas, pessoais ou aquelas causadas pela perda de entes queridos.