28/06/2023

ACONTECEU - Roda de Conversa

Na manhã desta terça terça-feira (27), na sede da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (AAFEC), foi realizada mais uma Roda de Conversa e neste mês, o evento aconteceu em consonância a realização do Laboratório Social e resiliência, desenvolvido pelo Programa de Saúde e Qualidade de Vida (PSQV), da Sefaz. O evento ainda contou com o lançamento do livro “Sonho: uma ponte do consolador”, da escritora e presidente do InsTI - Instituto Tonny Ítalo, Gláucia Lima. No livro, Gláucia escreve sobre a importância de ressignificar o caminho frente aos acontecimentos inesperados da vida, usando a poesia como uma via de transformação.

O cerimonial foi conduzido pela jornalista da AAFEC, Catarina Érika Morais, que ao início do evento apresentou um pouco da trajetória profissional da escritora e logo após passou a palavra para Tarcísio Matos, que apresentou o livro em lançamento. Gláucia, incrementando as falas e explicações de seu companheiro de trabalho, comentou sobre o seu processo de escrita, toda a contextualização que a fez chegar na criação e sobre o sonho de criar o projeto social InsTI - INSTITUTO Tonny Ítalo, que veio por intermédio de seu filho.   

A Roda de Conversa “A poesia como caminho de resiliência”, que foi conduzida pela presidente da Associação, Márcia Ximenes, contou com a participação especial da escritora Gláucia, da Coordenadora de Gestão de Pessoas da Sefaz, Isabelle Gomes; da assistente social da Sefaz, Roselia Pontes; e da psiquiatra Dra. Marluce Oliveira que acompanhou a escritora Gláucia em seu processo e prefaciou o livro lançado.

Conduzindo e introduzindo a Roda de Conversa, a presidente Márcia Ximenes fala sobre a importância de acolher o Laboratório Social e Resiliência na AAFEC e iniciou a Roda passando a fala para a Dra. psiquiatra Marluce que partilhou sua experiência com o laboratório social, como psiquiatra de Gláucia no processo de luto e como prefaciadora do livro. “A resiliência é a capacidade de superar os grandes desafios com ética [..]”, comenta a psiquiatra exemplificando o caso da escritora Gláucia, que através do seu livro, que foi escrito após a difícil perda do seu filho, conseguiu ressignificar a sua dor transformando-a em uma forma de tocar as pessoas as tornando também mais resilientes. 

No momento de abertura para comentários do público, Gláucia recebeu bastante comentários positivos e admirações por sua força. “Eu tive muito amor, carinho e compreensão. [..] Então este carinho foi combustível para me dar força”, comentou a escritora sobre como foi este momento doloroso e como conseguiu o transformar na sua vida. 

O evento pode ser acompanhado pelo YouTube, no canal AAFEC, com o título “Roda de Conversa - A poesia como caminho de resiliência”