04/09/2014

Afinal, o que é essa votação de plebiscito constituinte?

                      
Desde o ano passado um assunto cercava as conversas políticas no Brasil com o tal do “Plebiscito pela Constituinte” e este mês de setembro iniciamos uma votação espalhada pelo Brasil desse tal plebiscito constituinte. Mas afinal, o que seria isso e para que serve?

Plebiscito é uma consulta na qual os cidadãos e cidadãs votam em aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Constituinte é a realização de uma assembléia de deputados eleitos pelo povo para modificar a economia e a política do País e definir as regras, instituições e o funcionamento das instituições de um Estado como o governo, o Congresso e o Judiciário, por exemplo. Suas decisões resultam em uma Constituição. Diferente do Plebiscito convocado pelo Congresso, movimentos sociais criaram o Plebiscito Popular que permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressione os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.

A votação que percorre o Brasil é encabeçada por movimentos sociais que defendem a idéia da reforma política no Brasil sem a intervenção do Governo, ou seja, quem decide o futuro do Brasil é o povo. Em várias partes do país há uma urna, na qual você poderá fazer sua votação respondendo a seguinte pergunta: você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?

A Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC abraçou a ideia e disponibiliza uma urna para votação na sua sede. Quem desejar votar pode se dirigir à AAFEC em horário comercial, de 8h às 17h, até amanhã (05). Embora o horário de votação na AAFEC se limite aos horários comerciais, a votação pelo plebiscito constituinte se estende até o dia 7 de setembro em vários locais de Fortaleza, veja o link com os locais: http://goo.gl/rbJZjB