Se
você, aposentado, receber em sua residência uma correspondência,
geralmente com seus dados pessoais já preenchidos, afirmando que tem
direito a receber valores altos em dinheiro, referente a contribuições
antigas feitas para fundo de previdência, aposentadoria privada, seguros
de vida e até mesmo do Plano Collor, cuidado: é GOLPE!
Trata-se
do “Golpe do Pecúlio”, em que uma empresa inexistente identificada por
BRASP (Brasil Companhia de Seguros da Previdência Privada) envia cartas
para os aposentados e pensionistas, orientando-os a ligarem para um dos
telefones indicados e informar o número de uma conta corrente para
realização do suposto pagamento.
Ao
telefonar e repassar os dados bancários, a vítima recebe a informação
de que para a liberação do valor, terá que efetuar um depósito de uma
quantia “x”, referente a taxa de procedimento ou honorários de advogado.
Resultado: a vítima faz o depósito, mas não recebe o benefício
prometido.
A
confusão é tamanha que os estelionatários vinculam Plano de Previdência
Privada com Plano Collor, situações totalmente distintas. A Previdência
Privada é uma aposentadoria contratada para garantir uma renda extra ao
trabalhador ou a seu beneficiário. Já o Plano Collor foi um plano
econômico onde houve o bloqueio dos valores de caderneta de poupança, o
que levou os poupadores ingressar judicialmente contra as instituições
financeiras para reaver os valores expurgados.
Portanto fica a orientação para os aposentados e pensionistas:
a) não se iluda com promessas de ganhar dinheiro fácil e de forma rápida;
b) pare e pense: se você nunca fez nenhuma aplicação ou não contribuiu com nada, como terá direito a receber esse dinheiro?
c) jamais deposite dinheiro em conta
de pessoas e empresas desconhecidas, sem antes certificar-se do que se
trata, se a empresa existe, e da idoneidade do negócio;
d) caso receba alguma correspondência
semelhante, procure se informar antes com o PROCON, com um advogado de
sua confiança, ou até mesmo com a Delegacia de Polícia.
Dúvidas,
orientações e reclamações, os consumidores devem procurar o PROCON na
rua Paulo Boehm, nº 252, Centro, telefones contato: 151 (gratuito),
3644-4014 e 3644-9260 ou através dos emails: [email protected] e [email protected].
O
atendimento é gratuito e realizado nos seguintes dias e horários: de 2ª
a 5 ª: das 8h às 11h e das 13h às 17h e 6 ª: das 8h às 11h e das 13h às
16:30h.
Fonte: Jornal do Povo