11/04/2013

Alerta para novo golpe contra aposentados e pensionistas

Se você, aposentado, receber em sua residência uma correspondência, geralmente com seus dados pessoais já preenchidos, afirmando que tem direito a receber valores altos em dinheiro, referente a contribuições antigas feitas para fundo de previdência, aposentadoria privada, seguros de vida e até mesmo do Plano Collor, cuidado: é GOLPE!
Trata-se do “Golpe do Pecúlio”, em que uma empresa inexistente identificada por BRASP (Brasil Companhia de Seguros da Previdência Privada) envia cartas para os aposentados e pensionistas, orientando-os a ligarem para um dos telefones indicados e informar o número de uma conta corrente para realização do suposto pagamento.
Ao telefonar e repassar os dados bancários, a vítima recebe a informação de que para a liberação do valor, terá que efetuar um depósito de uma quantia “x”, referente a taxa de procedimento ou honorários de advogado. Resultado: a vítima faz o depósito, mas não recebe o benefício prometido.
A confusão é tamanha que os estelionatários vinculam Plano de Previdência Privada com Plano Collor, situações totalmente distintas. A Previdência Privada é uma aposentadoria contratada para garantir uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Já o Plano Collor foi um plano econômico onde houve o bloqueio dos valores de caderneta de poupança, o que levou os poupadores ingressar judicialmente contra as instituições financeiras para reaver os valores expurgados.
Portanto fica a orientação para os aposentados e pensionistas:
a) não se iluda com promessas de ganhar dinheiro fácil e de forma rápida;
b) pare e pense: se você nunca fez nenhuma aplicação ou não contribuiu com nada, como terá direito a receber esse dinheiro?
c) jamais deposite dinheiro em conta de pessoas e empresas desconhecidas, sem antes certificar-se do que se trata, se a empresa existe, e da idoneidade do negócio;
d) caso receba alguma correspondência semelhante, procure se informar antes com o PROCON, com um advogado de sua confiança, ou até mesmo com a Delegacia de Polícia.
Dúvidas, orientações e reclamações, os consumidores devem procurar o PROCON na rua Paulo Boehm, nº 252, Centro, telefones contato: 151 (gratuito), 3644-4014 e 3644-9260 ou através dos emails: [email protected] e [email protected].
O atendimento é gratuito e realizado nos seguintes dias e horários: de 2ª a 5 ª: das 8h às 11h e das 13h às 17h e 6 ª: das 8h às 11h e das 13h às 16:30h.
 
Fonte: Jornal do Povo