29/01/2009

AMC não multa por avanço de sinal entre 20 e 6 horas

O Povo / Cidades
 
A aposentada Ivete Mendes, que mora na Aerolândia, diz que avança o sinal vermelho quando está muito tarde, mas tem medo de ser multada. “Reduzo a velocidade e passo, pois é melhor pagar a multa do que ser assaltada”. A exemplo de Ivete, muitos motoristas ainda têm dúvida se serão multados ao cruzar o sinal vermelho à noite, principalmente, em cruzamentos onde há equipamentos de fiscalização eletrônica.

Quem avança o sinal vermelho à noite é multado? O diretor de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Carlos Henrique Pires, explica que, das 20 às 6 horas da manhã, durante todos os dias da semana, o motorista pode passar no sinal vermelho sem ser multado, desde que a velocidade seja menor ou igual a 30 quilômetros por hora. “Agora, se o motorista passar numa velocidade de 30 a 60 quilômetros por hora nessas condições, será multado por avanço de sinal”.

Ele acrescenta que se o condutor cruzar a via com 80 quilômetro por hora, em qualquer horário, cometerá duas infrações: avançar sinal e excesso de velocidade. As duas foram as mais cometidas no ano passado, segundo a AMC. Carlos Henrique observa que a concessão existe por questão de segurança, para evitar que o motorista corra o risco de ser assaltado enquanto aguarda a hora certa de fazer a travessia . “Mas a segurança no trânsito não pode ser desconsiderada.”

A engenheira civil Josanete Pereira observa que não sabe o certo a partir de qual hora a permissão é válida, mas não tem dúvida. “Prefiro passar com a velocidade reduzida”. Uma orientação é começar a reduzir a velocidade para quando chegar ao cruzamento o semáforo já estar aberto. Carlos Henrique alerta que à noite é preciso redobrar os cuidados ao passar no sinal verde, pois pode ocorrer de um motorista avançar sem observar a velocidade.

O diretor explica que muitas vias da cidade, como as da Aldeota, são movimentadas às 20 horas, mas a permissão de avançar o sinal é válida. Isso porque em cruzamentos localizados na periferia é perigoso esperar que o sinal fique verde. “A decisão é unificada para não gerar dúvida”.

A situação não se aplica para quem costuma aproveitar a tranqüilidade para fazer conversão e retornos proibidos, nem que seja em nome da segurança. “Os equipamentos de fiscalização funcionam 24 horas e quem cometer essas infrações será multado, não há diferenciação de horário.”

Saiba mais informações sobre como recorrer de multa pelo telefone 3486 7400 ou no site www.amc.fortaleza.ce.gov.br.

FIQUE DE OLHO

SEM MULTA

> Avançar o sinal vermelho é permitido no horário das 20 às 6 horas da manhã, desde que o motorista dirija numa velocidade menor ou igual a 30 quilômetro por hora.

COM MULTA
> Se o motorista passar entre 30 km/h e 60 Km/h das 20 às 6 horas da manhã será multado por avanço de sinal vermelho. Acima de 80 km/h nesse horário, a multa será por avanço de sinal e excesso de velocidade.

> Conversão e retornos proibidos: Os equipamentos funcionam 24 horas e não há diferenciação de horário. Quem cometer a infração será multado.

MOTOS
> De acordo com Carlos Henrique Pires, diretor de trânsito da AMC, os motoqueiros não ficam isentos de fiscalização. As motos são flagradas pelos equipamentos de fiscalização eletrônica de controle de velocidade e pelo radar estático.

> No radar estático existem duas situações. O equipamento pode flagrar o veículo ao se aproximar de frente e na parte traseira. O outro registro pode ser a distância e pegar a parte de trás.