31/07/2020

Artigo: O amor supera tudo

Por Luciana Portela
Coordenadora do NAS

 

Quando a pandemia chegava ao Brasil em meados de março, fiz contato com amigos jornalistas e da área de saúde. Antes de pararmos imaginei que a pandemia poderia se instalar de uma maneira forte, pois além da virulência da COVID-19, nosso mundo não estava preparado para parar. Rapidamente me reuni com a presidente da AAFEC, Elenilda Santos para conversarmos com Dr. Ronaldo Pontes e avaliarmos a paralisação total da Associação. 

Diante da avaliação do médico, elaborei uma estratégia com meus profissionais do setor da atividade física e na primeira reunião com eles combinamos de continuar nossos trabalhos por meio de videoaulas. Foi um grande desafio para todos os profissionais, pois além de continuar seus trabalhos home office, teriam que lidar com sua rotina totalmente modificada em casa, seus medos, dores e suas superações, dificuldades tecnológicas, como Internet e os equipamentos para gravação de videoaulas. No entanto, imaginamos que as aulas gravadas poderiam atingir além dos nossos participantes, seus familiares, amigos e todos da AAFEC. 

No decorrer da evolução das atividades, houve várias reuniões com os profissionais do NAS e com a equipe de Comunicação da AAFEC, fomos implantando bate-papos e encontros virtuais para aumentar ainda mais a informação durante esses meses. Aos poucos com muita dedicação e amor acompanhamos até pessoas que não sabiam acessar as redes sociais se tornarem blogueiras e, para nós, é uma alegria ver pessoas se permitindo ao novo. Isso me orgulha muito e emociona, pois para quem se permitiu nos ouvir, com certeza pôde perceber uma diferença nestes meses de distanciamento social, pois procuramos aproximar todos ao máximo.

Costumo dizer que o amor superou tudo isso, nossa equipe estava focada em ajudar a todos com seu conhecimento. Todos do NAS: médico, educadores físicos, fisioterapeuta, professor de dança e yoga, nutricionista e psicólogo; e a equipe de comunicação da AAFEC. Aproveito para prestar homenagem especial também à nossa secretária Elany Santos que foi a ponte entre nossos trabalhos e os alunos. Demos nossas mãos e nos jogamos de corpo e alma a essa missão de levar saúde, cuidados e afeto a todos. Acredito que além da nossa equipe, todos evoluíram nessa mudança de vida tão sofrida em momentos tão desesperadores, mas tudo foi muito rico em termos de buscar passar estes dias com mais saúde e de encontra-se consigo mesmo. 

A internet foi a ferramenta que nos aproximou e permitiu que nossa Associação continuasse seu lindo trabalho. Mesmo nos readaptando a essa realidade, não paramos nenhum dia. Ganhamos mais um local de atendimento e de encontro, e volto a frisar, quem se permitiu vir conosco, se superou assim como nós. Nosso time jogou em unidade para manter a AAFEC viva e produtiva. AAFEC de todos foi feita para nunca parar de levar esse amor para todos vocês.