03/05/2021

Assembleia da Cafaz aprova novo modelo de contribuição e unificação das tabelas

Reunidos por meio da plataforma zoom na manhã desta quinta-feira (29/4), mais de 100 associados discuram e deliberaram sobre o novo formato de rateio que será mensal, com um limite de variação de 0% ou 1% em relação ao valor da cota anterior, bem como a unificação dos Planos Cafaz Master Plus e Master Saúde que passam a ter uma tabela única. Novidades entrarão em vigor em breve!

Sob a coordenação do fazendário Carlos Eduardo dos Santos Marino, na condição de presidente da mesa, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou por significava maioria de votos as duas propostas apresentadas pela Diretoria e Conselhos. Com o mote “A saúde não tem preço, mas tem custo e esse custo é alto”, a presidente da Cafaz, Ivany Araujo, abriu sua fala expondo que o modelo de contribuição da Cafaz é de rateio dos custos, portanto o valor da contribuição está totalmente atrelado ao valor do custo efevo. A Cafaz foi raficada pela maioria como um plano solidário, inclusive na estrutura de preço. E o pensamento de que “somos uma família só” fez a diferença na compreensão do que foi exposto, para a consequente tomada de decisão pelos associados presentes.

O encontro teve connuidade com a exposição da atual situação econômico-financeira da endade pela presidente Ivany Araújo. Em seguida, o consultor Hélio Mazza, da empresa Salus, responsável pelo Estudo Atuarial da carteira da CAFAZ, fez a apresentação do novo modelo contribuvo e da unificação das tabelas, com base em critérios técnicos, levando em consideração, sempre, a relação custo-benecio para a endade, a sua longevidade - e excelência dos serviços prestados, com o menor impacto financeiro possível para os associados.

O incremento do Fundo de Reserva da Cafaz, hoje com 24 milhões de reais, é um dos desafios da

gestão, com vistas ao melhor gerenciamento do plano. “Para se conseguir um objevo de perpetuidade, a Cafaz deve considerar a necessidade de reservas atuarias com visão de

longo prazo e bem maiores que nos valores atuais”, explicou Mazza.

 

Novo cálculo das mensalidades 

Bom para a Cafaz e bom para o associado, o formato de contribuição mensal permite maior previsibilidade de receitas para a Cafaz e segurança e previsibilidade para o associado,

trazendo mais elascidade com vistas ao equilíbrio financeiro do plano. A ideia é garanr o rateio de despesas o mais próximo possível da realidade, evitando um rateio com defasagem e grandes variações posivas ou negavas como ocorre hoje com sistemáca de rateio trimestral. Isso quer dizer que mensalmente o valor da mensalidade permanece igual (variação 0%) ou terá variação de 1%.

 

Unificação das tabelas

Atualmente, o plano Cafaz Master Plus de um modo geral é menos oneroso que o Master Saúde. O objevo é corrigir distorções, tornando mais atravo o ingresso de novos associados. Na ocasião os associados entenderam que a diferença de um e outro plano não está no valor monetário, mas no valor humano, solidário, colevo do plano, realidade inconteste em 30 anos de serviços prestados à saúde dos fazendários e de seus familiares.

 

Tabela apresentada na explanação do atuário Hélio Mazza - Cota Média

 

Das pautas colocadas em votação, temos:

Após a apresentação do primeiro tema, qual seja, Novo Modelo de Contribuição, foi aberta a votação, tendo se chegado ao seguinte resultado: Votaram a favor 66, votou contra 1 e se absteve 1. Passado ao segundo tema, qual seja: Unificação das Tabelas dos Produtos Cafaz Master Saúde e Cafaz Master Plus, foi aberta a votação, tendo se chegado ao seguinte resultado: Votaram a favor 55, Não teve abstenção, Votaram contra 7. 

 

Implementação 

Conforme aprovado em Assembleia, a cobrança será aplicada no faturamento do mês de junho/2021 e repassada aos associados em julho/2021.

 

Diretoria e Conselhos agradecem o apoio das Endades Fazendárias e de todos os associados presentes.

 

Fonte: CAFAZ saúde