22/07/2021

Associações e sindicatos do Ceará traçam plano de ação em defesa dos aposentados

                          

Em continuidade a parceria celebrada na semana passada, a sede da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC acolheu nesta quarta-feira, 21 de julho representantes de sindicatos e associações do Estado para mais uma reunião de planejamento e estruturação da Frente em Defesa dos Servidores Públicos Aposentados do Ceará. Participaram da reunião os representantes das entidades: AAFEC, Sindicato dos Fazendários do Ceará- SINTAF, Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – ASSEEC e Associação dos Servidores da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Assecult. 

Seguindo a pauta da reunião, as lideranças traçaram a pauta específica do movimento que se coloca em defesa dos aposentados do Ceará. Dentre os assuntos discutidos, falou-se sobre auxilio funeral, prova de vida, isenção do imposto de renda, pensões de aposentados e pensionistas, PC 555/06 e a proposta de uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará- TCE na discussão dos pleitos.

Márcia Ximenes, representante da AAFEC expôs números oficiais de servidores ativos, aposentados e pensionistas, conforme publicado no portal da transparência e reforçou a necessidade de se atentar a estes números nas discussões enegociações.  

Representantes da ASSEEC explanaram sobre a violência financeira sofrida por muitos servidores aposentados relacionadas a empréstimos consignados e altas taxas cobradas pelos estabelecimentos bancários. Valéria Chaves, advogada da Asseec, sugeriu que o Banco Central seja provocado no intuito de punir instituições financeiras que não agem com a devida responsabilidade civil frente às concessões de crédito. 

Jaime Cavalcante, representante do SINTAF na reunião sugeriu que o movimento apresentasse a pauta oficialmente na Assembleia do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará- FUASPEC que acontecerá nesta quinta-feira, 22 de julho virtualmente. Paralelo a esta oficialização, apresentarão esta pauta também a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará – Cearáprev na intenção de dialogar e negociar algumas das pautas específicas. 

A proposta é discutir os assuntos de interesses dos aposentados em diversas instancias: Cearaprev, TCE, Fuaspec, Secretaria do Planejamento e Gestão –SEPLAG e Procuradoria Geral do Estado- PGE. 

                              

 

Saiba mais sobre o Movimento 

O novo movimento em questão une entidades parceiras na intenção de defender e lutar pelos direitos dos servidores aposentados do Estado do Ceará. Esta unidade formou-se a Frente em defesa dos Servidores Aposentados do Ceará. Neste primeiro plano de ação, os representantes se reúnem semanalmente na sede da AAFEC, às quartas-feiras, às 10h para planejar suas ações.