14/06/2010

Auditores Fiscais reúnem-se para discutir Grandes Questões do Fisco

Fonte: Auditece
 
Uma conversa entre amigos. Assim, pode ser definida a primeira edição do Fórum Grandes Questões do Fisco, realizado pela AUDITECE na tarde do dia 8 de junho, na  sede da UFFEC. Para proporcionar o clima aconhegante, a AUDITECE criou um ambiente especial, em formato de lounge, relembrando os grandes salões que na antigüidade clássica reuniam os pensadores para os famosos diálogos.

Cerca de 30 Auditores Fiscais compareceram e aprovaram a iniciativa. “O Fórum foi bem oportuno e os temas são bem atuais. É o momento que a gente está vivendo e estamos precisando realmente discuti-los. Estou encantada com o ambiente. Está muito bonito, chique e agradável”, disse Fátima Damasceno, da célula de Revisão Fiscal.

Na abertura, a Diretora da AUDITECE, Isabel Pires, deu o tom da conversa e explicou a proposta do evento. “Esse é um projeto novo, experimental mesmo. Nunca pensamos ousar tanto: chamar nossos amigos para conversar em uma sala de visitas”.

O Fórum Grandes Questões do Fisco tem como objetivo “trocar ideias, manter os associados atualizados e receber críticas e sugestões, sem o rigor de uma Assembleia”, explica Isabel Pires.

Nesta primeira edição, a iniciativa abordou as questões vencimentais e práticas fiscalizatórias. Isabel Pires iniciou o debate sobre o teto salarial e destacou as viagens da Diretoria Colegiada à Brasília para o trabalho de acompanhamento das ações dos parlamentares.

O diretor de Desenvolvimento Técnico Profissional da AUDITECE, Albanir Ramos falou sobre a criação do Grupo de Trabalho para discutir a questão do piso e sobre o envio de um ofício à Sefaz solicitando os extratos analíticos dos recursos totais destinados ao PDF, a partir de janeiro de 2004. O ofício está disponível na área restrita do site www.auditece.org.br.

O tema da paridade foi iniciado pela presidente da Associação dos Aposentados Fazendários do Estado do Ceará (AAFEC), Elenilda dos Santos, que agradeceu o convite para participar “desta tarde tão maravilhosa e inovadora”. “A questão da paridade sempre assustou muito os colegas, hoje fico feliz em participar de iniciativas como esta e perceber esta disposição de discutir a paridade”, comentou Elenilda.

Sobre o Supersimples, Isabel Pires começou falando que a AUDITECE enviou ofício à Sefaz requerendo o adiamento da utilização da Planilha de Fiscalização do Simples Nacional, bem como alterações na I.N 08/2010, que regulamentou os procedimentos fiscalizatórios (o ofício 040/2010 também está disponível no site da Associação).

Por fim, foi levantada a questão do monitoramento cuja I.N 09/2010 exclui e limita o exercício pleno das atividades do Auditor Fiscal quando verificado infrações fiscais.

Em todos os momentos, os associados participaram ativamente da discussão, colocaram seus pontos de vista e deram suas contribuições para a melhoria da categoria e da AUDITECE. A ideia é que até o final do ano sejam realizadas mais reuniões do Fórum.