08/08/2012

Cafaz é a única operadora do Ceará que obtém nota máxima

Cafaz é destaque na notícia publicada pelo jornal O Povo no último domingo, dia 05 de agosto, na editoria de Economia. Confira:

Apenas uma operadora do Ceará tem nota máxima
 
O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) é referência para classificação das operadoras, variando entre O e 1. Maior parte do CE tem nota entre 0,4 e 0,59
 
A melhor operadora de saúde do Ceará, de acordo com o a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é a Cafaz. Ela é a única a se encaixar na faixa com notas entre 0,8 e 1,0. Além dela, os planos odontológicos Uniodonto e Unidental também recebem a classificação. As maiores operadoras do Estado, Unimed Fortaleza e Hapvida, estão na faixa entre as notas 0,6 e 0,79. A maior concentração de operadoras atuantes no Ceará está um degrau abaixo, com notas entre 0,4 e 0,59.
 
A classificação da ANS é feita com base no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que leva em conta a atenção à saúde, situação econômico-financeira, estrutura e operação, além de satisfação do beneficiário.
 
Procon

João Ricardo Vieira, secretário-executivo do Procon Fortaleza, explica que a ANS regulamenta planos de saúde, não agindo diretamente sobre médicos, que ficam sob fiscalização dos conselhos profissionais. O Procon recebe reclamações de ambas as partes. Segundo ele, a maior parte das reclamações é referente a atendimento negado. 
 
“A pessoa tem atendimento negado apenas verbalmente e acaba não tendo prova para uma reparação judicial”. Tentativa de cobrança indevida também é recorrente no Procon, segundo ele. Caso se sinta lesado, o consumidor também pode reclamar de demora no atendimento. “Se demorar, os planos têm até 15 dias para conseguir outro médico, mas pode ser menos dependendo da especialidade”.
 
A ANS recomenda atenção à contratação de serviço de assistência médica: a opção ou não por internação e a rede credenciada. Nem todos os planos cobrem internação hospitalar e isso deve estar explícito no contrato. Quanto à rede credenciada, as empresas não podem fazer descredenciamento de hospitais sem que haja substituição por outro similar. 
 
SERVIÇO
 
Para denúncias contra planos de saúde, você pode procurar o Procon Fortaleza
Telefone: 3105 1136

Fonte: O Povo - Economia