10/06/2010

CAFAZ recebe fazendários para a posse do novo Conselho Fiscal

No exato dia em que a atual Direção completava dois anos de trabalho, tomou posse o Conselho Fiscal da Caixa de Assistência dos Fazendários do Ceará para a gestão 2010-2012.
Foram empossados pelo presidente da Comissão Eleitoral, Mário José dos Santos Fontenelle, os colegas Antônio Alves dos Santos Neto, Francisco Ângelo de Araújo e Francisca Marta de Sousa (Efetivos) e Sandra Maria Tavares Menezes de Castro, Aldenor Menezes Angelim e Gentil Teixeira Rolim (Suplentes).
Os membros do Conselho que se despedia, gestão 2008-2010 (Jucélio Praciano Rodrigues de Sousa, José Alves Coelho, Paulo Sérgio Rocha, Lígia Guanabara Aguiar Rocha, João Batista Medeiros de Menezes e Joaquim Madeira Reis Júnior) foram saudados pela forma como se manifestaram, em suas atribuições, sempre priorizando os justos interesses da Caixa.
A solenidade, na tarde de terça-feira, 1º de junho, foi marcada pela bela representatividade e participação dos fazendários e colaboradores. Dirigentes das entidades que compõem a família fazendária do Ceará estiveram presentes – SINTAF, UFFEC, AAFEC, AUDITECE, além de servidores de cargos de direção da SEFAZ.

A CAFAZ que queremos no futuro

O presidente Pinheiro falou da importância do trabalho desempenhado pelo Conselho Fiscal que saía, responsável, nos últimos dois anos, não apenas por examinar as atividades da Diretoria e emitir pareceres dos exercícios sociais, mas a maneira responsável e participativa com que se portou nos momentos de dificuldades, sugerindo alternativas. Agradeceu à Comissão Eleitoral pela disposição em acompanhar o processo eleitoral em nome do coletivo.
Pinheiro abriu parêntese para fazer uma análise sobre o futuro da Caixa. “Precisamos pensar na CAFAZ para os próximos 10, 20 ou 40 anos. Como manter de pé o melhor plano de saúde do estado é o grande desafio, desafio de todos nós”. O Presidente chamou a atenção para os dois anos sem reajustes nas mensalidades, e que estudos atuariais indicam a necessidade de realinhamento.
“Não temos coparticipação nem franquia. Seriam estas alternativas para manter a saúde do Plano? Com a participação e a colaboração dos fazendários encontraremos a melhor saída”.
 
Fazendários unidos

Alves Coelho, em nome dos Conselheiros Fiscais do biênio passado, lembrou que, no início do mandato, foram muitas as dificuldades. “Hoje, porém, ao deixarmos o Conselho, praticamente não temos o que relatar em nosso parecer. Está tudo correndo bem”.
O coordenador da CATRI, José Carlos Cavalcante, declarou-se “ardoroso defensor” dos serviços prestados pela CAFAZ, e que somente a união de todos os fazendários será capaz de garantir vida longa ao Plano. “Que sejamos, na base, os mensageiros desse desafio”.
O presidente da UFFEC, Edson Barbosa, destacou a disposição dos que dirigem a entidade. “Parabéns a essas pessoas que tem a boa vontade de tirar um pouco de seu tempo útil e dedicar-se a essa causa”.
O Diretor-Executivo, Luiz Pontes, falou da satisfação de entrar na CAFAZ e sempre encontrar algo novo e bom acontecendo, a benefício dos associados. Fez questão de lembrar que a Caixa é a entidade da Família Fazendária cuja missão é tão-só promover a saúde e qualidade de vida dos seus associados.
“A CAFAZ somos nós. Esse Plano é uma construção coletiva. É o melhor do Estado. Muitos não tem condições de dispor de algo assim. Para mantermos a qualidade dos serviços, chegando até os nossos netos, é preciso unir esforços”, ressaltou Cristina Fonseca, auditora da CEMAS.
Lúcio Maia, Auditor da CEMAS, pediu a atenção de todos para os dias difíceis que atravessarão as autogestões. Lembrou da necessidade de uma Lei Orgânica para o Fisco. Para ele, a SEFAZ, maior beneficiária da saúde dos fazendários, deverá arcar com parte desse investimento.
Elenilda dos Santos, presidente da AAFEC, após lembrar os dois anos sem aumento da CAFAZ, destacou o NAS, projeto conjunto da CAFAZ/AAFEC.
Eliezer Pinheiro, coordenador da CATRI, citou exemplo do respeito que a CAFAZ goza no mercado. Lígia Guanabara ressaltou a coerência, seriedade e competência da Direção. E agradeceu ao presidente Pinheiro pelo esforço em manter vigoroso este que é o maior patrimônio da família fazendária do Estado.
O evento marcou mais um grande encontro da CAFAZ com os representantes das entidades fazendárias do Estado, numa demonstração de união de pensamentos e ações.