04/09/2014

Caminhada pela aprovação da PEC 555/2006 reúne cerca de 150 pessoas

                                          
O sábado do dia 30 de agosto de 2014 poderia ser igual a todos os outros do ano, mas para os aposentados fazendários estaduais do Ceará, esse dia ficou gravado na memória como mais um dia de luta. Com apitos, faixas e uniformizados com uma camisa que dizia “Lutamos por nossos direitos!” eles resolveram colocar a boca no mundo participando da Caminhada pela aprovação da PEC 555/2006 que defende a idéia que não é preciso o aposentado continuar contribuindo com a previdência depois de se tornar inativo, afinal, ele já contribuiu a vida toda enquanto estava ativo profissionalmente. A caminhada foi realizada no dia 30 e agosto, às 7h30 da manhã, na Av. Beira Mar e reuniu cerca de 150 pessoas, dentre elas, aposentados, pensionistas e seus familiares e amigos.
                      

O evento não se limitou na caminhada de 700 metros, logo depois, os participantes se reuniram no anfiteatro da Beira Mar e fizeram atividades físicas com alongamentos, brincadeiras, puderam verificar pressão, fazer exame de glicemia e finalizaram a manhã com um almoço na sede da União dos Funcionários Fazendários do Estado do Ceará-UFFEC, localizada na rua Frei Mansueto, 106 – Meireles.

Com a realização do ato, a presidente da AAFEC, Elenilda dos Santos explica que o evento atendeu as expectativas e classifica o evento como algo positivo para a sociedade que precisa se mobilizar. “Entendemos que a única forma de pressionar e conseguir a aprovação desta PEC é a mobilização e pressão popular, porque os deputados federais já têm conhecimento desta PEC, já passou até pelas mãos dos ministros e até da presidente Dilma Rousseff”, comenta Elenilda.
                                            

Atos públicos como este estão sendo realizados em todo Brasil na intenção de pressionar deputados federais e o governo de modo geral para voltar aos tramites desta PEC que só aguarda votação do plenário. Segundo a presidente da Associação, o ato serviu principalmente para mobilizar a população e os deputados na intenção de conscientizar sobre a importância da aprovação desta PEC após o período eleitoral, antes do fim do ano.

                                                           

Entenda o que a PEC 555/2006

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006 trata da extinção gradual da cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos pagos pela Previdência Pública aos inativos. A cobrança foi aprovada em 2003 pela Reforma da Previdência e instituiu desconto de até 11% sobre os vencimentos que ultrapassarem o teto da Previdência Social, hoje de R$ 4.159. A tramitação da PEC 555/2006 já está em sua última etapa e chegou a ser pautada para votação por quatro vezes, sendo retirada em seguida. Dessa forma, é necessário que haja uma mobilização massiva dos aposentados, pensionistas, associações e sindicatos para pressionar a aprovação da proposta.