23/03/2022

Cearaprev realizará recadastramento no segundo semestre de 2022

Periodicamente os Governos Estaduais realizam o recadastramento e prova de vida dos servidores públicos e pensionistas com o objetivo de atualizar os dados pessoais e funcionais, para uniformização de cadastros. No Ceará,  os cadastrados mantêm uma rotina anual de recadastramento, que já aconteceu de diversas formas: pelo banco Bradesco, sistema operacional da Secretaria do Planejamento e Gestão-SEPLAG e por aplicativo, versão utilizada em 2021 pela Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará – Cearaprev. 

No ano passado, o processo de recadastramento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Governo do Ceará ganhou uma nova ferramenta para realizar o recadastramento funcional e a prova de vida, o aplicativo Cearáprev On-line. Disponível no Google Play e App Store, a ferramenta possibilitou que os cadastrados não precisassem comparecer às agências do Bradesco, como nos últimos anos, e também não precisaram aguardar o mês de aniversário para realizar seu recadastramento. O processo foi encerrado em 31 de dezembro de 2021, contabilizando 138 mil servidores com dados atualizados por meio do app. 

Em 2022 o recadastramento e prova de vida continuará pelo aplicativo, virá com algumas ressalvas e acontecerá no segundo semestre. Segundo João Marcos Maia, presidente da Cearaprev, neste primeiro semestre a fundação tem feito correções nos cadastros realizados no ano anterior e aprimorado o procedimento de recadastramento por meio do aplicativo. “Aproximadamente 11 mil pessoas apresentaram inconformidades, seja documentais, seja de reconhecimento facial, então nós vamos fazer uma depuração. O novo modelo de recadastramento e prova de vida, para o segundo semestre, vai obedecer uma nova sistemática, bem mais fácil para o servidor”, afirma João Marcos Maia.