24/05/2022

Centro de Memória da Fazenda inaugura exposição virtual “Pelas Lentes da Cidadania”

 

Dando início à Semana Estadual da Educação Fiscal: Conectar para inovar, o Centro de Memória da Fazenda inaugurou a exposição virtual “Pelas Lentes da Cidadania”, na manhã da última segunda-feira (23). A mostra virtual, que pode ser acessada pelo link, é composta pelas imagens produzidas pelos alunos do curso de fotografia “PhotoPia: Pelas Lentes da Cidadania”, realizado no equipamento cultural entre os meses de abril e maio de 2022. Participaram da formação servidores, aposentados e colaboradores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

 

A coordenadora de Relações Institucionais da Sefaz, Germana Belchior, pontuou que a exposição foi pensada como resultado final do curso de fotografia, além de fazer parte da programação da Semana Estadual de Educação Fiscal, devido a conexão da temática com a cidadania. “Existe uma relação muito próxima entre educação fiscal, cidadania, memória, cultura e história. O nosso Centro de Memória da Fazenda é o único equipamento cultural, entre as Secretarias da Fazenda do país, que é um espaço de educação fiscal.”

 

A fotógrafa e facilitadora do curso, Lu Portela, comentou que um dos objetivos da formação, além da questão técnica, foi despertar nos participantes outros olhares sobre si e o mundo. “Primeiro desenvolvemos a sensibilidade do olhar deles e sabíamos que este seria o caminho mais curto devido ao tempo de curso.”

 

“Então focamos em trazer um acervo grande de imagens de variados estilos de fotógrafos como referências, e otimizamos os conceitos da técnica sempre ressaltando a necessidade deles imprimirem sensibilidade e subjetividade aos registros fotográficos feitos com o direcionamento do tema cidadania. E a grande felicidade e orgulho veio nos próprios trabalhos na hora de fazer a curadoria”, complementou Lu Portela, também responsável pela seleção das fotos para a exposição virtual, juntamente com Thais Mesquita.

 

Exposição

Dentre as 29 imagens que fazem parte da mostra virtual, a fotografia do servidor fazendário Lauro Rodrigues, intitulada “A mão que balança o berço”, foi eleita a Foto Destaque. O júri avaliou critérios técnicos, além da questão da criatividade e do alinhamento da imagem com a temática da exposição. Lauro Rodrigues falou que a motivação de ter participado do curso foi o fato de gostar de fotografia e a vontade de aprender técnicas para aprimorar o registro de imagens utilizando o celular.

 

“O curso foi muito bom, as professoras têm uma didática que facilitou o aprendizado. Achei o fotopasseio ótimo, recordei minha infância, pois íamos muito lá, tinha pedalinhos e era uma grande diversão em família. A reforma da Cidade da Criança ficou muito bonita e lá tive a sensibilidade e inspiração para fotografar e, para minha surpresa, ser premiado como Foto Destaque”, afirmou Lauro Rodrigues.

 

“Ficamos encantadas de perceber em cada foto o olhar deles e o que a magia da fotografia, além da técnica, pode acontecer mesmo num curso para iniciantes e com o equipamento de fácil acesso como os celulares. A gente viu que os participantes empregaram as técnicas sem automatismo, mas com consciência, amplitude e delicadeza no olhar e reparar”, destacou ainda Lu Portela.