08/06/2022

Cidadania ecológica é tema de seminário em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

 

Na semana dedicada ao meio ambiente, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio do Programa 3S – Sefaz Solidária Sustentável, em parceria com a Fundação Sintaf (Fundação do Sindicato dos Fazendários do Ceará), promoveu o seminário: “Cidadania Ecológica – vida sustentável em harmonia com a natureza”, na tarde desta última terça-feira (07/06). O evento,

em formato híbrido, contou com a presença, no auditório da Instituição, de moradores da Comunidade do Poço da Draga, situada no entorno da Secretaria, e alunos da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra.

 

As palestras também foram transmitidas pelo canal Sefaz Ceará no Youtube e estão disponíveis por este link. O seminário teve apoio do Núcleo de Eventos (Nueve) da Celula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep).

 

O encontro contou com a participação da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado; do secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno; e dos doutores em Direito Constitucional, Ivanna dos Santos e Luiz Carlos de Oliveira (servidor fazendário). Também estiveram na mesa o titular da Coordenadoria Administrativa Financeira (Coafi) da Fazenda, Saulo Toscano, e a diretora de Cidadania, Inclusão Social e Cultura da Fundação Sintaf, Liliane Sales.

 

A secretária Sandra Machado abriu o seminário agradecendo a presença de todos os participantes e destacando a importância do tema para a vida em sociedade. “Muitos podem se perguntar: porque a Sefaz realiza um seminário de cidadania ecológica? A resposta está na nossa missão: melhorar a vida das pessoas. Para alcançarmos isso, precisamos melhorar tudo que é sustentação para a gente. Esta instituição tem um programa que cuida de questões ambientais e, em março, aderimos também ao projeto Sema, Coleta Seletiva Solidária, com a assinatura do Termo de Compromisso para Coleta e Destinação de Resíduos Recicláveis.”

 

Programa 3S

Durante o evento, o titular da Coordenadoria Administrativa Financeira (Coafi), Saulo Toscano, apresentou o “Programa 3S – Sefaz Solidária Sustentável”, iniciativa lançada pela Sefaz Ceará em 2021, que reúne um conjunto de ações para tornar o ambiente interno mais saudável e sustentável para os servidores, colaboradores e contribuintes.

 

“O meio ambiente é nossa vida, estamos inserido nele. A Sefaz tem consciência dessa importância, então temos esse cuidado como nossa competência. Estruturamos esse programa 3S que já tem trazido resultados, como redução do combustível fóssil e conseguimos reduzir consumo e separação sustentável do que produzimos. Entendemos que precisamos ter integração de políticas públicas voltadas ao meio ambiente”, disse o coordenador da Coafi.

 

Ações ambientais

O secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, apresentou um pequeno histórico da questão ambiental no mundo, destacando que o Brasil é a maior potência ambiental do planeta. Aproveitando a participação da comunidade do Poço da Draga, ele lembrou que “a questão ambiental passa por todos. O Poço da Draga é importante para a cidade, para o estado, para o país e para o mundo. É pensar global e agir localmente”, explicou.

 

Segundo o gestor, deve-se sempre analisar as situações criticamente: “desenvolvimento só tem sentido se pensarmos tanto nas gerações presentes como nas futuras”. Ele apresentou os 4 principais eixos de atuação existentes na SEMA, resumindo cada um dos projetos mais importantes.

 

Palestrantes

O fazendário Luiz Carlos de Oliveira acredita que debater o tema é urgente e necessário. “Falar de cidadania ecológica, mas do que nunca, é questão de sobrevivência da humanidade. Nós temos que mudar a percepção de quem somos nós seres humanos diante da vida ecossistêmica planetária. Não teremos nunca cidadania ecológica enquanto não tivermos os direitos humanos de vida digna e plena dos direitos sociais, educação, saúde, moradia e dignidade.”

 

A doutora Ivanna dos Santos destacou o direito de acesso à água. “Nós estamos em 2022 e ainda vivemos em um cenário de escassez hídrica. Não é um tema novo, mas é atual. A política nacional de recursos hídricos é de 1997 e traz, dentro os seus fundamentos, que a água é um bem público, de valor econômico e com gestão democrática, então nós temos os comitês de bacias hidrográficas. Então, é importante a participação das comunidades e estudantes nesses comitês.”

 

Semana ambiental Sefaz

 

Ao longo da semana, a Sefaz, em parceria com a Sema, realiza a distribuição gratuita de 200 mudas de plantas, em um estande instalado na Praça dos Fazendários, na sede principal da Secretaria da Fazenda.

 

Para encerrar as comemorações, os participantes poderão fazer uma visita guiada às trilhas do Parque do Cocó. A atividade está marcada para o próximo sábado (11), às 8h. Após o passeio, a educadora física da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec), Liliane Dias, dará uma aula de alongamento.

 

A Semana do Meio Ambiente conta com o apoio da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec), Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz) Saúde e Corretora, Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf).