10/06/2009

Comércio abrirá nos feriados deste ano

Fonte: Diário do Nordeste
 
Os comerciários de Fortaleza aceitaram, em assembléia ontem, a proposta dos empresários para a remuneração por trabalho nos feriados de Corpus Christi, em 11 de junho, de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, e da Proclamação da República, em 15 de novembro, deste ano.

Segundo o secretário geral do Sindicato dos Empregados do Comércio (SEC), Romildo Miranda, a categoria vai receber R$ 27 ao fim do dia trabalhado, uma folga na semana subsequente, e um dia em dobro ao fim do mês. Pela proposta, o comércio vai fechar as portas em 19 de outubro, dia dos Comerciários e no Carnaval de 2010, de domingo a terça-feira, com reabertura na quarta-feira de Cinzas ao meio dia.

As negociações sobre o funcionamento do setor aos domingos prosseguem em novo encontro no próximo dia 18, às 15 horas, na Assembléia Legislativa do Estado.

Comércio mantém otimismo

O faturamento do comércio varejista da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registrou desaceleração em abril último, mas o setor não vê com pessimismo o segundo quadrimestre deste ano. “Foi sentida uma melhoria em maio. Há otimismo para junho”, avalia o superintendente da Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio-CE), Alex Araújo.

Para ele, há atualmente uma configuração de fatores diferentes na economia local. “A ameaça da crise está se afastando, as datas comemorativas, como o Dia das Mães e o dos Namorados incentivam as compras, o crédito está retornando como o financiamento de veículos, vem aí as férias de julho”, analisa Araújo.

“O consumidor, que antes estava preocupado com a crise e se limitava aos produtos essenciais, está aos poucos voltando a fazer suas compras”. O faturamento do varejo da RMF desacelerou em abril deste ano, com crescimento de apenas 0,07%, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Nesta comparação, em março, a alta foi de 1,70% quando subiu pela primeira vez no ano. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio de Fortaleza, divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), da Fecomércio Ceará. No mês, apenas dois segmentos apresentaram crescimento nas vendas: farmácias, perfumarias e produtos óticos (5,7%), e lojas de móveis e artigos de decoração (2,97%).