14/05/2012

Como suportar as adversidades

Dr. Vicente de Paula Casto e Silva

O autor é professor, advogado e psicanalista. Associado à AAFEC desde 1990 e atualmente exerce o cargo de Diretor Ouvidor da associação.

 

1. Por adversidade entendemos como tudo o que nos faz sofrer e nos causa desconforto psíquico e físico. Que nos tira a paz do sono e afeta a forma que vivemos. Todos nós que vivemos em paz consigo e com os outros sem ter grandes problemas e chateações nos ressentimos muito quando somos atingidos em nossa paz por circunstancias externas que vem quebrar nossa paz e harmonia. Infelizmente esta vez por outra acontece em nossas vidas.

Quais os motivos do desespero e chateação, por que isso?

Primeira causa: Não vivemos sozinhos e sim com outros e como estes são diferentes de nós, surgem às dificuldades. Cada pessoa é diferente da outra, por personalidade, temperamento e experiência de vida! Isto é que os maus relacionamentos humanos e as adversidades em nossas vidas.

Nem tudo são flores em nossa vidas? Às vezes acontecem espinhos. Podemos ter perdas, por exemplo:

- De emprego

- De amizade

- Amor

- Estilo de viver

- Falecimento de um ente querido

- Separação amorosa

- Mudança de moradia

- Perda de status econômico

 

O que fazer quando isso acontece em nossas vidas? E quando surge em nossas vidas as adversidades fatos como vimos acima das perdas. O que devemos fazer?

1º Devemos aceitá-las se não concorrermos para seu aparecimento. Se foi por nossa culpa devemos reinventar, isto é, tentar modificar suas conseqüências. Porém, se não depende de nós, o que temos que fazer é aceitar, pois é uma providência de Deus para provar a nossa fé ou tentar nos aperfeiçoar pela dor e pelo sofrimento.

Jesus mesmo disse: ‘’Quem quiser me seguir pegue sua cruz e me siga. ’’

Aceitação é o fato de se conformar diante de uma ocorrência que nos faz sofrer e  nos fortalecemos e aceitamos.

A oração da Serenidade dos Alcoólicos Anônimos, instituição criada por dois americanos para a cura e terapia do alcoolismo reza:

“Senhor dai-me serenidade para aceitar as coisas que não podemos mudar,

Coragem para aquelas que nós podemos modificar

e Sabedoria para distinguir uma coisa da outra”  

Serenidade, coragem e sabedoria são as três virtudes da aceitação através das quais chegaremos a aceitar as ocorrências que em nossas vidas temos que não se revoltar, pois isto não resolve o problema, mas admite aceita-lo e conformar-se.

2° As provações são enviadas por Deus para testar a nossa fé para o nosso crescimento espiritual e é um meio de fortalecimento do nosso caráter e o aumento da nossa fé. Pe. Moreira, excelente padre jesuíta, coordenador do apostolado da oração para a região Nordeste por muitos anos nos ensinou:

 

“Provação é promoção. Deus se designa a nos testar para ver nosso poder de enfrentar a cruz das dificuldades e de sofrimento”.

Lembrava: “Tudo concebe para o bem dos que amam a Deus”.

Como podemos ser discípulos de Jesus sem carregar nossa cruz diária, a provação surgidas por outro em nossas vidas. Tem pessoas que abandonam a fé, abstrai-se, perde a paciência e entra em tensão, tristeza, depressão e morte.

3° Não fique somente para você a provação conte a seus familiares, se confesse a seu psicanalista (se tiver), enfim aos seus amigos para que eles possam lhe acolher e rezar pela solução dos problemas.

Não transmitindo, ficando só, para você não sofrer mais, contando você desabafa, alivia intimamente e se sente mais fortalecido.

4° Tenha confiança em Deus, pois no futuro Deus irá lhe dar livramento e consolação.

“Pode a morte chegar com aflição, mas pela manhã virá a esperança, é a salvação!’’ Diz o salmista.

O grande poeta Camões no monumental “Lusíadas”:

“Depois da tempestade, muita chuva e ventos, nasce de repente a claridade e a esperança”. De perto e salvamento"

O aforismo latino popular reforça o argumento acima.

Depois da escuridão da tempestade seus trovões e relâmpagos surge a bonança da luz, claridade e qualidade.

A desgraça começa grande e com o tempo vai diminuindo de intensidade e se torna suportável e diminuta, fruto da resistência e da conformação.

“Nasce grande e termina pequena com a graça de Jesus”

5° Temos na provação e na adversidade de conformamos da Divina providência de Deus”. “Tudo consegue para a bem dos que amam a Deus”.

Ao invés de perguntar porque acontece isso comigo. Temos é que perguntar “para que isto aconteceu comigo?”

Para solidificar o meu caráter, minha personalidade e testar a minha fé’’.

Jesus disse aos apóstolos pela tempestade no barco de pesca.

“Não temeis homens de pouca fé”.

E a tempestade foi amenizada.

6° Tudo passa sobre a terra. Provérbio nos adverte:

          “Não há fim que sempre dure, não há mal que sempre perdure”

As provações, as adversidades são como as ondas do mar. Surgem fortes, elevadas, amedrontadoras, depois que se agiganta, quebra agitação e vai se espraiar em espumas brancas nas areias da beira da praia.