04/10/2011

Dia do Fazendário foi comemorado em reunião mensal de setembro

Na 8ª reunião mensal da AAFEC, realizada no dia 20 de setembro, foi comemorada uma data especial: O Dia do Fazendário, homenageado no calendário no dia 28 do mesmo mês. Responsável pela arrecadação de impostos do Estado, a importância desse profissional foi lembrada pelos que fizeram o uso da palavra no encontro. Ao recordar o início da carreira, com 16 anos de idade, o convidado de honra, ex-presidente da AAFEC, Carlos Alberto Mendonça, resumiu o valor do trabalho desenvolvido pela secretaria da fazenda: “Nós somos a viga mestra do Estado”.

 

Mas a reunião também foi de celebração das conquistas da classe e avanços que estão por vir. Após explicar a tabela de valores e datas do pagamento do tão esperado piso PDF, o presidente da associação, Clóvis Barrozo Veras, destacou a expansão da AAFEC e incentivou todos os presentes a vestirem a camisa em prol de novas batalhas. “Nós não vamos deixar de lutar, temos que lutar. A AAFEC está crescendo”, afirmou.

 

E essas lutas prosseguem na expectativa de resultados positivos. Depois da publicação do decreto do PDF no Diário Oficial do Estado, a boa notícia foi o saldo do Encontro de Aposentados e Pensionistas em Brasília. O diretor jurídico da AAFEC, José Otacílio de Souza e Silva, disse que a partir da reunião na capital federal mudou a concepção a cerca da aprovação das Propostas de Emenda à Constituição de interesse dos aposentados. ”Comecei a mudar minha idéia que era decrescente”, declarou. Ele ressaltou, ainda, a importância do engajamento para que os parlamentares requeiram a inclusão das PEC’s 210, 270 e 555 na ordem do dia no plenário da Câmara dos Deputados. Também sobre esse assunto, a diretora financeira da AAFEC, Elenilda dos Santos, falou da importância da participação de membros da associação em congressos. Para ela, “é bom conhecer o que está acontecendo lá fora”.

 

Ainda no encontro a psicóloga, Leni Frossard, orientou e deu sugestões aos associados sobre como gastar o dinheiro do PDF. Visando reforçar a ideia de pensar, principalmente, na qualidade de vida, ela lembrou: “Você tinha os vinte mil antes? Faça de conta de que você nunca teve esse dinheiro”. Se por um lado, Frossard fez uma alerta, por outro, o diretor de aposentados do Sintaf, Abrahão Sampaio de Lacerda, salientou o significado da conquista do PDF como resultado do esforço da coletividade: “Quando a pessoa sonha sozinha continua sendo só um sonho. Mas quando passa de duas ou mais passa a ser realidade”.

 

Ao final da reunião, houve a exibição de um vídeo em homenagem aos aniversariantes do mês e todos cantaram os parabéns. Como de costume, foi servido um coquetel.