21/06/2022

Dia mundial da Ioga- Conheça os benefícios

Dia mundial da Ioga- Conheça os benefícios

O Dia Internacional do Ioga, comemorado em 21 de junho, tem objetivo de conscientizar as pessoas sobre os benefícios dessa prática. Diante de tantas inseguranças e dificuldades enfrentadas no cotidiano, é essencial que as pessoas exercitem a mente para manter a paz de espírito e alimentar boas energias. 

Para celebrar o dia, a professora de Ioga Marjorie Serra realizou uma live especial no Instagram repleta de exercícios, como alongamento, equilíbrio e respiração. A transmissão está disponível no Instagram @aafec_. 

Antes de descobrirmos os benefícios da Ioga, é importante conhecer alguns tipos de ioga, que possuem diferentes aplicações:

Ioga Clássica: Os exercícios se mantêm de uma forma tranquila, sendo ideais para idosos. As posturas, técnicas de controle respiratório e exercícios de respiração e concentração fazem parte da ioga clássica.

Power Ioga: Possui uma atividade mais intensa, contando com força e equilíbrio para a execução das posições. Pesos, cordas e blocos podem ser utilizados pelos alunos, que executam os movimentos sem uma pré-definição.

Hot Ioga: Esse tipo de ioga parte do pensamento que as altas temperaturas limpam as impurezas do organismo através do suor. Para o exercício do hot ioga, é essencial um preparo físico antes da prática e a ingestão de água nas aulas. 

Acro ioga: a acro ioga faz uma junção dos movimentos da acrobacia e da ioga clássica, priorizando a execução da prática em duplas. Além disso, se exige um esforço físico maior e ausência de lesões nas articulações ou ligamentos.

Ioga dance: As aulas de ioga dance são divididas em sete etapas, incluindo o momento de trabalhar pelos pontos de energia no corpo e os cinco elementos (terra, água, fogo, ar e éter). Após as fases introdutórias, há o momento de cantar, ouvir e agradecer.

 

Ioga: Quais os benefícios?

O bem-estar advindo das aulas combate a ansiedade e o tratamento da depressão.

Por meio dos exercícios de respiração e diminuição do nervosismo, a ioga pode abaixar a pressão arterial e ser uma boa aliada aos que têm hipertensão.

Devido ao exercício de autocontrole, as pessoas que sofrem com o vício de tabagismo podem encontrar uma ótima opção na ioga para extinguir o ato de fumar. 

Conectando o trabalho entre a mente e o corpo, a ioga tem o grande poder de combater a insônia.

 

Fonte de pesquisa: Revista Exame