24/06/2014

Direção da AAFEC participa do I ENFAZ

No dia 06 de junho, o vice- presidente da AAFEC, Gentil Teixeira Rolim e Paulo Rossano, do Sintaf-CE participaram do I encontro de Servidores Fazendários Inativos e Pensionistas da Secretaria Municipal de Finanças - I ENFAZ, que teve como tema: "Unidos somos mais fortes". 

       Gentil resumiu sua participação no encontro, no qual falou sobre PDF - Prêmio de Desempenho Fiscal e PEC 555.

       Explicou que o PDF era uma gratificação que aposentados e pensionistas da SEFAZ e estavam recebendo como piso. “Porque piso? Porque essa gratificação não é variável, isto é, não oscila de acordo com o aumento da arrecadação, como o é para o pessoal da ativa. O PDF para nós foi conseguido e transformado em lei pelo nosso atual Governador Cid Gomes, na Gestão do então Secretário da Fazenda Mauro Filho, através de muita luta por parte da nossa categoria, onde nós a batizamos de ‘lutas e conquistas’ e o nosso slogan passou a ser: ‘Fortalecidos pela União’, logo após o termo de união firmado entre Ativos e Aposentado (SINTAF/AAFEC)”, explicou o diretor.

Em seu relato, gentil explica também que ainda tentaram junto ao Governo a igualdade de valores entre o PDF dos Ativos e Aposentados com base na lei de Isonomia Salarial e paridade, não conseguiram, mas a luta continuou na intenção de que um dia conseguirão.

      Sobre a PEC 555/2006, comentou que ficou um pouco mais preparado para falar, apesar de ter sido pego de surpresa, mas já trazia a experiência e o conhecimento da matéria, adquirido através da participação da AAFEC em várias Audiências Públicas, ocorridas em diversos Estados do País. “Começamos explicando que a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 555/2006 e que tem por finalidade acabar com o pagamento da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas, é de autoria do Deputado Carlos Mota do PSB de Minas Gerais”. Segundo a diretoria da Associação, a PEC 555/2006 foi retirada da pauta de votação, mas, mesmo assim é preciso continuar lutando para que seja novamente incluída, para ser votada e aprovada.

          Segundo o diretor, finalizou a palestra no encontro com alguns gracejos, se colocando a disposição para participar do próximo encontro e que iria com maior satisfação. Explicitou também a sugestão que deu aos organizadores do encontro que ao invés de “Encontro de Fazendários Inativos, etc.”, fosse utilizado o termo “Encontro de Fazendários Aposentados,” porque a Associação (AAFEC) era muito difícil encontrar associados “inativos” para participar de um evento porque apesar de aposentados e pensionistas, estão sempre em atividade. Aproveitou também a oportunidade, para ler um cordel de nossa autoria intitulado de 27 Anos da AAFEC, ocasião em que o Coordenador do I ENFAZ, Dr. Mário César Chaves Nunes, pediu uma cópia e a devida autorização para publicá-lo.

       Concluindo sua fala, disse, que reforçou o convite feito pela Presidenta Elenilda Santos para participarem da nossa próxima reunião, a fim de entrelaçarem os votos de amizade entre as duas associações, com trocas de conhecimentos e experiências para fortalecer cada vez mais as lutas e conquistas, acrescentando ainda que as portas da AAFEC estavam abertas para eles.