04/08/2011

Diretor do Sintaf assume cadeira de vereador de Fortaleza

Fonte: Sintaf
 
Ter, 02 de Agosto de 2011 12:07

 

Nesta terça-feira (2), o diretor do Sintaf Ceará, Jaime Cavalcante, assume cadeira de vereador pelo Partido Progressista (PP), no lugar de Casimiro Neto, que se licenciará por 120 dias. “O meu objetivo é resgatar projetos de minha autoria lançados no mandato passado, além de oferecer um Código Tributário para a cidade de Fortaleza”, adianta o fazendário, que cedo se interessou pela vida pública.
 
Jaime sempre gostou de política – herança do pai, que foi vereador em Iguatu. No entanto, buscou primeiro crescer profissionalmente e fez o concurso da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), onde consolidou sua carreira. Depois assumiu cargos nas esferas estadual e municipal, na área de educação. Até que chegou o momento de contribuir com sua cidade natal, assumindo como vereador em 2007. 
 
No ano passado, ao desligar-se da Prefeitura de Caucaia, Jaime assumiu efetivamente suas funções como diretor do Sintaf, em um momento muito importante para a categoria fazendária: a reivindicação de um piso unificado para o Prêmio por Desempenho Fiscal (PDF). Ao mesmo tempo, a Federação Nacional do Fisco (Fenafisco) intensificava o incentivo aos sindicatos para que ampliassem sua participação política.
 
Para Jaime Cavalcante, a categoria fazendária como um todo se encontra um pouco à margem do processo político. “Aqui no Ceará, por exemplo, você observa outras categorias que há muito tempo despertaram para a vida política, como o Sindicato dos Bancários, dos Comerciários e o Sindiágua. Agora o Sintaf está buscando uma participação mais efetiva, com vistas a acompanhar diversos temas que interessam aos fazendários e à sociedade, a exemplo da nossa Lei Orgânica e da Reforma Tributária”.
 
 Destaque – Dentre os projetos de lei de sua autoria em trâmite na Casa, Jaime pretende resgatar o “Cidade Limpa”, que visa disciplinar a fixação de outdoors, placas, faixas, cartazes, pinturas em muros e outras formas de publicidade instaladas nas ruas e avenidas, de forma a combater e evitar a poluição visual na Capital. 
 
Outras proposituras dizem respeito ao estabelecimento de eleição para as diretorias das escolas municipais, a definição de 80% dos cargos comissionados da Prefeitura para servidores de carreira – uma maneira de valorizar a carreira pública, – e a doação de mercadorias apreendidas pela Secretaria de Finanças do Município e pela Guarda Municipal para entidades filantrópicas. “Primeiro vou tentar resgatar esses projetos e também oferecer para Fortaleza um Código Tributário, em parceria com o Sintaf”, explica Jaime Cavalcante.