06/03/2012

Diretora da AAFEC é homenageada na Assembleia Legislativa do Ceará

  
 
A assembleia Legislativa do Ceará realizou na tarde de segunda-feira, dia 05 de março, uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, foram homenageadas 24 mulheres de papel relevante na luta pelos direitos femininos.

Uma das agraciadas com uma placa foi a Diretora Geral da Fundação Sintaf e Diretora Financeira da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará, Drª. Elenilda dos Santos. Ela ingressou na Secretaria da Fazenda em 1981, através de concurso público. Exerceu cargos de Coletoria em Camocim e Cascavel. Além de Assessoria da Delegacia em Crateús, Tianguá e Fortaleza, Foi, ainda, conselheira e julgadora no Contencioso Administrativo Tributário.

Elenilda dos Santos é o exemplo de conquistas femininas dentro de uma instituição e de luta pela igualdade de espaços. A fazendária transpôs obstáculos na Sefaz, exercendo funções antes ocupadas somente por homens. O reconhecimento foi objeto do requerimento pela deputada Eliane Novais (PSB) que solicitou à casa legislativa que Elenilda dos Santos fosse uma das homenageadas, dentre outras personalidades como a jornalista Ivonete Maia, ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele, ex-procuradora geral de Justiça Socorro França, presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos no Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindaspce) Socorro Marques.

A deputada Eliane Novais destacou que “a fazendária Elenilda dos Santos é um baluarte no serviço público do Estado”.

A diretora da AAFEC, Elenilda dos Santos, disse que, “a homenagem é o reconhecimento de uma conquista na Sefaz, em que foi rompida a barreira de uma época machista. Cargos de chefia eram exercidos por poucas mulheres. E com o ingresso de mais mulheres através de concurso público, isso foi conquistado com a competência, por isso hoje é um processo natural”.

Na ocasião, foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher que será presidida por Eliane Novais e terá a participação de outras parlamentares.