04/03/2009

Dobram soropositivos com mais de 50

Fonte: O Povo
 
O número de pessoas com mais de 50 anos portadoras do vírus da aids (HIV) é surpreendentemente alto no mundo e, no Brasil, dobrou em 10 anos, segundo revela estudo publicado ontem pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Entre 1996 e 2006, o número de soropositivos com mais de 50 anos passou de 7,5 para 15,7 casos por 100 mil habitantes no Brasil”, indica o trabalho.

”Os poucos dados disponíveis sugerem uma predominância e uma incidência surpreendentemente elevada do HIV entre as pessoas com mais de 50 anos”, acrescentou o estudo publicado no número de março do Boletim da OMS, em Genebra.

Segundo os autores do estudo, nos Estados Unidos, na população dos soropositivos, a proporção de pessoas com mais de 50 anos passou de 20% a 25% entre 2003 e 2006. Na Europa, a proporção é de 8%.

Faltam dados disponíveis para países em desenvolvimento. Segundo a organização da ONU, o fenômeno é preocupante e o número de pessoas desse grupo de idade infectadas pelo vírus HIV ainda pode aumentar em todo o mundo.

Falta de informações
A falta de informações pode ser explicada em parte porque as pessoas de mais de 50 anos não são consideradas uma categoria de risco, pois a aids continua sendo vista, para o pessoal da área de saúde, uma doença de jovens. “Os médicos submetem raramente seus pacientes de mais de 50 anos a um teste de HIV, e com isso o diagnóstico é sempre tardio”, explicou o estudo. “Quanto mais velha é uma pessoa, mais rapidamente a infecção pelo HIV dá lugar ao desenvolvimento da aids”, segundo o estudo, o que reduz chances de sobrevivência do paciente.

Além dos 65 anos, a expectativa de vida de uma pessoa infectada cai a quatro anos, contra 13 anos para uma pessoa entre cinco e 14 anos. Para os autores da pesquisa, a atividade sexual parece ser o principal modo de transmissão do HIV entre as pessoas de mais de 50 anos.

O surgimento, a partir do fim dos anos 1990, de medicamentos para ereção permitiu aos homens prolongar sua atividade sexual, destacou o estudo, notando que as pessoas mais velhas são “menos inclinadas que as jovens gerações a ter relações protegidas”. (da Folhapress)


Pessoas com mais 50 anos vítimas do Viagra e do sexo sem preoteção no: www.opovo.com.br/conteudoextra