09/02/2021

Dúvidas sobre agendar sua vacina? Clique aqui.

Desde o recebimento das vacinas no Ceará, o Governador Camilo Santana e os prefeitos dos municípios têm organizado a logística de distribuição ao público prioritário para os primeiros lotes da vacina. Trabalhadores da área da saúde e idosos acima de 75 anos estão sendo vacinados e em Fortaleza, na prioridade dos idosos, há três modalidades: drive-thru, em domicílio e por acolhida (sem necessidade de ir de carro).

Cada município adota uma logística de distribuição, por isso orientamos nossos associados do interior com mais de 75 anos a buscarem informações nas Secretarias de Saúde local sobre o recebimento da vacina. Em Fortaleza, as vacinações acontecem por meio de agendamentos e para fazê-lo as pessoas pertencentes a estes grupos devem acessar o aplicativo "Mais Saúde Fortaleza" (disponível para iOS e Android) ou o site Vacine Já (https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/), inserindo dados pessoais.

No aplicativo ou no site os idosos acima de 75 anos poderão escolher se desejam receber a vacina em domicílio; se dirigir a um dos Drives de Vacinação, disponíveis no Centro de Eventos do Ceará, no Shopping Iguatemi, RioMar Kennedy e Arena Castelão; ou por acolhimento (sem a necessidade de carro) nos Cucas da Barra do Ceará e do José Walter e Arena Castelão. 

Ao acessar o aplicativo ou site, os idosos fazem o cadastro e recebem próximo à data da vacinação uma mensagem via WhatsApp e também por email com a confirmação do agendamento, reunindo todas as especificações. No ato da vacinação, será necessário, obrigatoriamente, apresentar documento original com foto.

Nesta terça-feira, 9 de fevereiro a Prefeitura de Fortaleza iniciou o agendamento de transporte para vacinação de idosos que não têm veículo próprio, disponibilizando até 200 veículos (sendo 100 taxistas e 100 motoristas de aplicativos de mobilidade) para deslocação de casa para os locais de vacinação. 

O Governo do Estado do Ceará disponibiliza no site da Secretaria de Saúde (www.saude.ce.gov.br) a lista de agendamento para vacinação do COVID19. 

Ressaltamos ainda que a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC e a Caixa de Assistência ao Servidor Estadual- CAFAZ não estão disponibilizando em suas unidades a vacina. No momento a logística de vacinação é de total responsabilidade do Sistema Único de Saúde- SUS.