20/01/2021

Em reunião virtual da AAFEC, Sintaf destaca lutas da categoria para 2021

O diretor de Organização do Sintaf, Lúcio Maia, participou na manhã desta terça-feira (19/1) da primeira reunião mensal da AAFEC deste ano, ocorrida por meio de videoconferência. Na oportunidade, Lúcio falou sobre os principais pleitos da categoria para 2021. Também participaram da reunião a presidente da AAFEC, Elenilda dos Santos, a presidente da Cafaz Saúde, Ivany Gomes, e o gerente da Cafaz Corretora, Cezar Wagner.

Em sua fala, Lúcio Maia destacou que em 2020, apesar da pandemia, o Sintaf continuou trabalhando incansavelmente de forma virtual e, quando possível, presencialmente. “No ano passado, tivemos a concretização de uma de nossas maiores conquistas: a regulamentação do teto remuneratório para todos os servidores do Estado, cujo efeito financeiro começou a vigorar em 1º de dezembro passado”, enfatizou o diretor.

Para 2021, a principal luta que une os servidores ativos e aposentados é a incorporação do piso do PDF para todos os fazendários. “O pleito está bem encaminhado. O projeto que incorpora 62% do piso do PDF já foi assinado pelo governador Camilo Santana e logo será encaminhado à Assembleia Legislativa (AL-CE)”, afirmou Lúcio. Segundo o diretor, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, garantiu celeridade no trâmite do projeto. Os efeitos financeiros desta conquista ficarão para janeiro de 2022.

Quanto aos 38% restantes do piso do PDF a serem incorporados, o objetivo do Sintaf é negociar diretamente com o Governador. “Nossa luta é pela incorporação de 100% do piso do PDF até o final de nosso mandato, em junho”, garantiu.

Ao responder as dúvidas dos participantes, Lúcio ressaltou que o maior benefício com a incorporação do piso do PDF é a garantia jurídica. “O PDF será incorporado como vencimento base ou provento de aposentadoria, no caso dos aposentados. Mas há também o efeito multiplicador sobre gratificações como quinquênio ou titulação”, acrescentou.

Outra importante reivindicação é a aprovação da Lei Orgânica da Administração Fazendária (LOAF), em processo de construção conjunta com a Sefaz. A LOAF irá regulamentar as quatro autonomias da Administração Fazendária: administrativa, orçamentária, financeira e funcional.

“Contamos com o apoio da AAFEC e de todos os aposentados, pois nenhuma vitória é fácil. Todas as conquistas da categoria foram obtidas com muita luta. Sempre é bom lembrar que juntos somos mais fortes”, finalizou Lúcio Maia.

Para a presidente da AAFEC, Elenilda dos Santos, 2021 é o ano da esperança. “Em breve iremos nos encontrar e retomar nossas rotinas e abraços em cada associado”, desejou a presidente, que também compartilhou os projetos e atividades a serem desenvolvidas pela AAFEC este ano.

 

Fonte: SINTAF/CE