10/09/2024
Neste dia 10 de setembro, a AAFEC realizou mais um Encontro Mensal em sua sede, tendo como pautas principais a apresentação de receitas e despesas da AAFEC nos últimos meses e notícias das entidades fazendárias. E para estes assuntos, contamos com a participação da diretoria da Associação, Carlos Brasil, Diretor de Organização do Sintaf; Ivany Araújo, Diretora Financeira e Yolita Sá, Diretora Executiva, ambas da Cafaz, que trouxeram novidades sobre as entidades.
A presidente da AAFEC, Márcia Ximenes deu abertura ao Encontro com as boas vindas aos presentes e internautas que acompanhavam no Youtube ao vivo e ressaltou que devido às constantes mudanças que vêm acontecendo, é importante que o associado não esteja apenas ciente, mas também participe. “O fato de estarmos aposentados não quer dizer que devemos ficar à distância, no comodismo, pelo contrário, nós precisamos estar acompanhando de perto para saber até que ponto a mudança nos atinge”, complementou a Presidente.
O associado, Airton Bandeira, aniversariante do dia, participou do momento declamando uma poesia sobre o tempo, fazendo referência a mais uma passagem de ano que completa. Após esse momento, Márcia reforçou sobre o contato que fez com a Secretaria de Planejamento (Seplag) propondo uma carta denúncia, sobre o Sul América Seguros, uma rubrica descontada no extrato de alguns servidores e que manifesta transparência.
A Diretora Financeira, Marta Vieira apresentou uma os resultados de despesas e receitas referentes aos últimos esses e iniciou dizendo: “Nosso objetivo principal é compartilhar com vocês a situação atual da AAFEC. Nosso objetivo inicial é trabalhar com a transparência”. Em sua apresentação, a diretora fez a demonstração das receitas, detalhando cada tipo e ressaltando que apesar de 91% da receita esteja comprometida com despesas essenciais, o que evidencia o comprometimento em manter o funcionamento cumprindo com os objetivos, também se faz necessário adotar estratégias para otimizar custos, garantindo uma saúde financeira à Associação.
Na sequência, Carlos Brasil divulgou a Assembleia que o Sindicato realizará na próxima terça-feira, dia 17, que discutirá o atual andamento do projeto da incorporação da Vantagem Pessoal Nominalmente Identificável (VPNI). “A VPNI é aquela parcela que os ativos que estavam na Fazenda em 2011 recebiam a mais do piso e posteriormente ela foi transformada em VPNI. Então quem se aposentou antes de 2011 não tem ainda em seu contracheque o valor da VPNI”, explicou o Diretor de Organização.
A continuação do encontro se deu com Ivany Araújo, com o “Cafaz em números”, uma apresentação que explanou a evolução quantitativa de beneficiários, ajuste mensal da fatoração, apuração de cotas e o demonstrativo de investimentos que é feito pela Cafaz. Logo após, Yolita Sá, que também faz parte do grupo Cafaz e é gerente da Cafaz Corretora, comentou sobre as evoluções da Corretora e ressaltou a importância dos seguros que a empresa oferece.