16/07/2021

Entidades se unem para criação da Frente Cearense em Defesa dos Aposentados

                          

Sob a coordenação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais (AAFEC), está sendo gestada a criação da Frente Cearense em Defesa dos Aposentados – iniciativa que visa reunir os diversos sindicatos e associações do Estado em torno das pautas de interesse dos servidores aposentados. A primeira reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (14/7), na AAFEC.

Participaram, do encontro, representantes do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) e da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec), que representa cerca de 13 mil servidores administrativos da educação.

 

Pautas de interesse

Os descontos adicionais de 14% nas aposentadorias e pensões de servidores públicos estaduais do Ceará, que ganham a partir de dois salários mínimos, foi a principal pauta discutida nesta quarta-feira. Além desse ponto, os participantes debateram sobre auxílio-funeral, isenção total no imposto de renda para trabalhadores inativos que estejam na faixa etária de 70 anos e a redução da cobrança do referido imposto para servidores incapacitados.

As diversas questões levantadas também refletiram sobre a precária situação financeira dos servidores aposentados. Todos concordaram e destacaram que o valor descontado nas pensões é prejudicial para a segurança financeira familiar, sobretudo daqueles que ganham dois salários. Por fim, ficou definido que os advogados das entidades participarão da próxima reunião, a fim de orientar e esclarecer questões jurídicas.

 

Debates continuam

“A ideia foi muito bem aceita pelas entidades presentes. A partir de agora, buscaremos trazer para a nossa Frente todos os sindicatos e associações que tenham diretoria de aposentados. Toda quarta-feira teremos reunião”, destaca o diretor de Aposentados do Sintaf, Jaime Cavalcante.