24/10/2024
O Entre Cantos e Contos Cariri de outubro aconteceu na noite de ontem, 23, na sede da UFFEC e contou com uma homenagem ao cantor, compositor e violonista brasileiro, Geraldo Azevedo. No quadro “Galeria da Fama”, primeira parte do evento, o artista teve sua biografia narrada por Gilvan Santos, que além da narração também fez apresentação de algumas canções do cantor.
Neste mês, o Entre Cantos e Contos do Cariri contou com a participação do musicista João Bosco, que interpretou as canções “Dia Branco”, “Quando fevereiro chegar”, “O amanhã é distante” e “Dona da minha cabeça”, de Geraldo Azevedo, acrescentando à apresentação da história do artista pernambucano.
Iniciando o segundo momento do evento, que busca trazer uma maior liberdade de apresentações aos participantes, a organizadora Maristela Fernandes convidou Jeconias Alves que recitou a poesia de Casimiro de Abreu, “O que é - simpatia”. José Brito e Maria Luiza deram continuidade às apresentações musicais com “Meus tempos de criança”, de Ataulfo Alves, “Volta por cima” de Paulo Vanzolini e “Trem das onze” de Adoniran Barbosa.
Felipe Wesley, filho de Maristela e Gilvan, também fez participação no evento trazendo uma adaptação de uma música clássica, do compositor russo Dmitri Shostakovich, na escaleta, um instrumento típico de um estilo forrozeiro. Após essa apresentação, Auxiliadora Cavalcante, compartilhou a poesia de Antonio Cícero, da Academia Brasileira de Letras, que é intitulada como “Guardar”. Em sua participação, Auxiliadora revelou ser a segunda vez que está recitando uma poesia em público devido a sua timidez.
A apresentadora do evento, aproveitou a partilha da participante para ressaltar a sua alegria em ver que o Entre Cantos e Contos é um local onde se vencem medos. “Aqui no Entre Cantos e Contos, a gente vence tudo, inclusive a timidez. Aqui nós somos uma família. A gente passa o ano todo vindo para cá, trazendo alegria ao coração, porque não tem nada melhor no mundo do que a gente fazer uma pessoa feliz”, compartilhou Maristela.
Encerrando o evento, Gilvan, Maristela e João apresentaram mais algumas canções, colocando todo mundo para dançar e finalizando mais uma edição com muita alegria e valorização da cultura brasileira.