12/08/2021

FASPE apresenta a pauta em defesa dos aposentados e pensionistas ao presidente da CearaPrev

                                         

No dia 11 de agosto, representantes da Frente dos Aposentados do Serviço Público Estadual- FASPE estiveram em reunião com o presidente da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará – Cearaprev, João Marcos Maia para conversarem sobre a pauta dos aposentados e pensionistas do Estado.

Participaram da reunião as seguintes entidades: representando a AAFEC Márcia Ximenes e a presidente da Associação, Elenilda Santos; o diretor de aposentados do SINTAF, Jaime Cavalcante; a presidente da ASSEEC, Rita de Cássia Araújo e a advogada da instituição, Valéria Chaves; a diretora financeira do MOVA-SE, Jeruza Feitosa; e o presidente da ASSECULT, Henrique Barreira. Os participantes levaram para a reunião a pauta que está movimentando as entidades com foco nas ações de aposentadoria e pensão: auxílio funeral e seguro como direito previdenciário, a morosidade no trâmite dos processos aposentadoria e pensão, e, o recadastramento.

O presidente da Cearaprev, João Marcos Maia se mostrou solicito às demandas dos representantes principalmente no que se refere à exclusão do auxilio funeral e seguro dos aposentados e pensionistas mediante o parecer 2412/2015 da Procuradoria Geral do Estado- PGE. Dispôs-se a colaborar para resolver esta questão e sugeriu que os representantes formalizassem a solicitação para encaminhar aos órgãos competentes que analisarão o impacto financeiro.

Em relação à morosidade dos processos, se colocou a disposição para ajudar a acelerar os processos de pensão e aposentadoria no que compete a tramitação na Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará. Quanto ao recadastramento, esclareceu dúvidas e reforçou que o prazo será até dia 31 de agosto e segundo Maia, não haverá prorrogação novamente do prazo. Pediu ainda a colaboração das entidades para que auxiliem seus associados neste recadastramento que continuará por meio do aplicativo Cearaprev.

 

Segundo João Marcos, em breve a Cearaprev apresentará uma plataforma de serviço online para atender as necessidades de serviços diversos dos aposentados e pensionistas do Estado, como: marcação de consultas, compras, etc.