10/02/2022

Fevereiro Roxo e Laranja: mês de conscientização

 

Estamos no segundo mês do ano e não podemos deixar de falar das campanhas Fevereiro Roxo e Laranja. Para entendermos melhor, é necessário saber o que cada uma delas significa. O Fevereiro Roxo foi criado em 2014, e tem o objetivo de conscientizar os cidadãos em relação às doenças de Lúpus Eritematoso Sistêmico, Alzheimer e Fibromialgia, além de frisar o bem-estar e qualidade de vida às pessoas que possuem essas doenças. Já a campanha Fevereiro Laranja busca esclarecer a importância do diagnóstico precoce da leucemia, como também a relevância da doação de medula óssea.  

 

Começando a discutir sobre o Fevereiro Roxo, uma campanha apoiada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), é importante ressaltar que as doenças abordadas por ele, embora sejam diferentes, têm em conjunto a característica de não possuir cura. Isso reforça a necessidade de um diagnóstico completo para que o tratamento ocorra de maneira eficaz. Porém, um dos desafios mais constantes é a identificação dos sintomas das enfermidades, e para auxiliar nessa questão, vamos conhecer os sinais de cada uma delas: 

 

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória autoimune que afeta diversos órgãos e tecidos, a exemplo da pele, rins, cérebro e articulações e está mais presente entre as mulheres. Veja alguns sintomas:

1.Febre

2.Fadiga

3.Rigidez muscular e inchaço

4.Dores nas articulações

5.Vermelhidão na face sobre bochechas e nariz (em formato de borboleta)

6.Lesões na pele que pioram quando expostas ao sol

 

O Alzheimer é classificado como uma enfermidade degenerativa e faz com que o paciente perca a memória e a coerência nas falas. Podemos citar esses sinais:

1.Problemas de linguagem

2.Confusão com horários e dias da semana

3.Desorientação em relação à lugares que são conhecidos

4.Esquecimento de fatos recentes

 

A Fibromialgia é uma síndrome pouco conhecida e afeta principalmente mulheres entre 30 e 60 anos. Seus sintomas podem ser confundidos com ocasiões de estresse e mal-estar do cotidiano, o que reforça ainda mais a necessidade de um diagnóstico exato. Acompanhe os sintomas:

1.Dor generalizada

2.Perda de concentração e memória

3.Dores nas mãos e pés

4.Insônia

5.Quadros de depressão

 

Sobre a campanha Fevereiro Laranja, precisamos nos atentar como acontece a leucemia: ela é uma enfermidade que começa na medula óssea, onde o sangue é produzido, de modo que as células se proliferam de maneira anormal, substituindo as células normais por células cancerígenas. Os sintomas podem se apresentar como sangramento nas gengivas e nariz, inchaços no pescoço, perda de peso, manchas roxas ou avermelhadas na pele, dores nos ossos e articulações, febres e palpitações e sensações incômodas na região abdominal. 

 

O tratamento consiste no objetivo de eliminar as células cancerígenas e produzir células sadias. É realizada medicações quimioterápicas, controle de infecções e hemorragias, além de um enfoque no tratamento da enfermidade no Sistema Nervoso Central, abarcando o cérebro e a medula espinhal. Depois do controle da doença, os médicos indicam o transplante de medula óssea, se necessário. O transplante pode ocorrer através das células do próprio paciente ou pelas células de um doador, das seguintes formas:  

Pulsão: retirada da medula pelo osso da bacia com uma agulha

Aférese: É feita uma administração de medicamentos para que as células sadias se ploriferem. A doação realizada se assemelha à uma transfusão de sangue. 

 

Por fim, é preciso que haja a conscientização do transplante de medula óssea, pois a cada mil pacientes adoentados, apenas um doador é compatível. Diante disso, quanto mais pessoas se dispuserem a doar, mais vidas terão a possibilidade de um bom tratamento. Além disso, devemos focar no diagnóstico precoce de todas as doenças acima, visando um tratamento digno. Assim, mais vidas terão a oportunidade de conviver melhor com a doença ou vencê-la, no caso da Leucemia. Vamos ajudar uns aos outros!