29/03/2011

Fiscos de todo o País apóiam a luta do Ceará

Fonte: Sintaf
 
Seg, 28 de Março de 2011 14:34

 

O Sintaf tem recebido, desde a última semana, moções de sindicatos de vários Estados apoiando a luta dos fazendários do Ceará. Todos se solidarizam com o pleito e parabenizam a categoria pelo sucesso da paralisação do dia 17. Confira o teor de algumas das moções:

De acordo com a Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco-MG), a adesão total à paralisação confirma a relevância da reivindicação e será transmitida ao Fisco mineiro como exemplo de união e capacidade de mobilização. Minas Gerais também luta pela equiparação remuneratória entre ativos e aposentados, tendo definido, dentre as reivindicações para 2011, o estabelecimento de um piso salarial compatível com o cargo de auditor fiscal e a paridade. “O Sindifisco-MG está acompanhando com expectativa a luta do Fisco do Ceará e faz um apelo ao governador do Estado, Cid Gomes, para que receba a diretoria do Sintaf/CE e ouça a reivindicação da categoria, que representa a aplicação de um direito garantido pela Constituição Federal”, finaliza a Diretoria do Sindifisco-MG.

Em sua carta de apoio, o Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Rio de Janeiro (SINFRERJ) destaca a atuação da administração tributária Cearense no cenário nacional como prova inequívoca da qualidade de seus servidores e de seu comprometimento com a causa pública. “Valorizar os fazendários, mais do que reconhecer esse brilhante desempenho, é dar condições para que o cidadão continue contando com trabalhadores motivados e dispostos a enfrentar a árdua rotina de buscar recursos para a construção de uma sociedade mais justa”, diz a carta. “O SINFRERJ manifesta seu total apoio ao movimento ‘Piso e Paridade – justo, necessário, urgente’ e se coloca à disposição dos companheiros Sintaf-CE nessa batalha que já se desenha vitoriosa”, conclui a Diretoria da entidade.

O Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (SINAFRESP) também aprovou, na última semana, uma moção de apoio e solidariedade aos colegas do Fisco do Estado do Ceará, por “sua justa reivindicação de estabelecimento de um piso para o Prêmio por Desempenho e de sua extensão aos aposentados”. Diz a moção: “A grande adesão à paralisação dos fazendários cearenses no dia 17 e a forte presença da classe na Assembléia Geral (do dia 25) demonstram a necessidade de o Governo do Ceará proporcionar uma solução imediata para o angustiante problema”. 

Em sua nota de apoio, o Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Rondônia destaca que, quando os fazendários cruzam os braços em movimento paredista, é porque já se esgotaram todas as possibilidades de negociação por meio do diálogo. “Entendemos muito bem quando é o momento de deflagrar um movimento como esse (...). Infelizmente há governantes indiferentes ao diálogo e que só se inclinam às reivindicações dos servidores ante as pressões. Por isso, apoiamos o movimento deflagrado no Ceará no último dia 17, e esperamos que o governador Cid Gomes atenda os nossos colegas, garantindo-lhes maior segurança para quando passarem à inatividade, reconhecendo, assim, a importância do Auditor Fiscal, cujo trabalho e eficiência são indispensáveis à manutenção do Estado”, ressalta a diretoria do Sindicato.
 
O Sintaf-CE conta ainda com o apoio da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), entidade que representa os servidores públicos fiscais tributários, congregando trinta Sindicatos presentes em todos os Estados da Federação, num total de aproximadamente 40 mil filiados. “Estamos solidários com toda a categoria fiscal do Estado do Ceará”, diz a moção de apoio da Fenafisco, destacando as reivindicações da categoria como justas. “Esperamos que a paralisação sirva como alerta, para que as negociações possam avançar. Desde já nos colocamos à inteira disposição do Sintaf-CE. Caso seja necessário, nós nos deslocaremos ao Estado do Ceará para fazer uma possível intermediação com a Secretaria de Fazenda e o Governo do Estado”, manifesta a Diretoria da Fenafisco.