07/10/2019

Fuaspec realiza nova plenária para debater reajuste salarial

Representantes das entidades que compõe o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec) se reuniram na manhã desta sexta-feira (4/10), na sede da Fundação Sintaf, para mais uma plenária. Na ocasião, os dirigentes sindicais avaliaram os últimos atos em defesa do reajuste salarial e definiram uma série de estratégias conjuntas de curto e médio prazo para seguirem firmes na luta. Eles criticaram, ainda, o desrespeito do governo com o Fórum e com os servidores, que já acumularam perdas salariais que chegam a 25% de seus vencimentos.

Segundo destacou o coordenador-geral do Fuaspec, P. Queiroz, o Fórum tinha reunião agendada com o secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho, no dia 30 de agosto, quando o encontro foi desmarcado e os servidores tomaram conhecimento, pela mídia, das declarações do governador Camilo Santana sobre o pleito. “Ele afirmou que iria conceder o reajuste apenas para os servidores que ganham a remuneração mínima e desprezou as solicitações do Fuaspec para uma reunião de negociação”, ressaltou P. Queiroz.

 

Finanças estaduais em alta

Na reunião, o diretor de Organização do Sintaf, Lúcio Maia, apresentou o estudo atualizado das finanças estaduais, a partir dos relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) de julho e agosto/2019. O superávit orçamentário em relação à despesa empenhada foi de R$ 1,16 bilhões. Já o superávit primário, foi de 1,92 bilhão. “Mais uma vez comprovamos que as finanças do Estado estão bem. Falta o Governo honrar o compromisso com os servidores, concedendo o nosso reajuste salarial”, enfatizou o diretor Lúcio Maia.

 

Mobilização é fundamental

Cleyton Magalhães, diretor do Sindiodonto, criticou a política de congelamento salarial do governo, que prioriza os investimentos em detrimento dos servidores, que estão na ponta do serviço público, no atendimento à população. “A mobilização é o pré-requisito fundamental dos trabalhadores para pressionar o governo. Precisamos desenvolver ações estratégicas conjuntas”, reforçou.

“Temos todos os elementos para esclarecermos a sociedade. Os recursos do Estado também devem garantir uma remuneração digna aos servidores públicos, afinal são eles que atendem as demandas sociais”, enfatizou o diretor do Sintaf, Bira Fontenele.

Ao final da reunião foram definidas uma série de ações estratégicas, que serão divulgadas ao conjunto dos servidores oportunamente. A próxima iniciativa será uma visita na Assembleia Legislativa aos deputados estaduais, na próxima terça-feira (8/10), a partir das 9h. O objetivo é assegurar o reajuste salarial determinado na Lei Orçamentária Anual (LOA), e buscar o apoio dos parlamentares à garantia do reajuste anual dos servidores.

 

Fonte: SINTAF/CE