25/04/2019

Fuaspec: Reunião de alinhamento define estratégias para MENP Central

                          

Representantes das diversas entidades que compõem o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec) participaram na manhã desta quarta-feira (24/4), na sede da Fundação Sintaf, de reunião preparatória à Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP Central). A MENP acontecerá nesta quinta-feira (25), às 15h, na Seplag, e terá como pauta única a reposição salarial dos servidores estaduais. A negociação contará com a presença dos titulares das secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Planejamento e Gestão (Seplag). 

Na reunião preparatória, o diretor de Organização do Sintaf, Lúcio Maia, apresentou o estudo técnico referente à situação financeira do Estado, com dados extraídos dos relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Lúcio demonstrou a viabilidade do índice de reajuste reivindicado pelos servidores, de 20,64%, referente às perdas salariais (reajustes concedidos abaixo da inflação) somente do governo Camilo Santana. “Na hora de debater a reposição salarial, o governo só olha para o lado da despesa, não toca na questão do aumento da arrecadação”, criticou Lúcio, que ficou responsável pela apresentação dos dados na reunião da MENP.  

Os dirigentes sindicais do Fuaspec também discutiram a campanha conjunta que está sendo desenvolvida contra a reforma da Previdência, com o objetivo de alertar a população sobre os pontos mais nefastos da proposta do governo. Em breve serão divulgadas as primeiras iniciativas da campanha.

 

 

Fonte: Sintaf Ceará