14/02/2011

Fundação Sintaf lança programa de capacitação e assina convênio com a Sefaz

Fonte: Sintaf
A Fundação Sintaf inaugurou, na manhã desta sexta-feira (11/2), uma nova fase de sua história, com o lançamento do primeiro programa de capacitação. O evento ocorreu no auditório da Sefaz III, sendo prestigiado por sindicalistas e representantes de ONGs, além dos servidores fazendários. Dentre os pontos altos do lançamento estão a palestra do analista político Antônio Augusto de Queiroz, que fez uma “Radiografia das Eleições Gerais”, e a assinatura do convênio entre a Fundação Sintaf e a Secretaria da Fazenda.

A mesa de abertura foi composta, em sua maioria, por diretores e idealizadores da Fundação. O fazendário Carlos Eduardo Marino, ex-diretor de Organização do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), fez um breve histórico de todo o processo de construção da instituição, que ele ressaltou como participativo. O diretor do Sintaf, Wildys Oliveira, ressaltou a grande missão da Fundação em promover e fomentar ciência, ensino, extensão e cultura. Osvaldo Rebouças, diretor do Sintaf e presidente do Conselho Curador da Fundação, expôs as dificuldades vividas pela instituição para que sua atuação seja mais incisiva.

O diretor de Formação Sindical e Relações Inter-Sindicais da Fenafisco, Liduíno Lopes de Brito, lembrou que naquele momento nascia efetivamente a Fundação, que deverá contribuir não somente com nosso Estado, mas com o País.  José Alves Coelho, membro do Conselho Fiscal, conclamou todos a colaborarem com os trabalhos da Fundação. O presidente da Fenafisco, Manoel Isidro, destacou que o conhecimento não nos deixa inertes; por isso a Fundação vencerá as dificuldades e dará os resultados que a sociedade necessita. Por fim, o diretor geral da Fundação Sintaf, Jurandir Gurgel, afirmou que a instituição foi o instrumento encontrado pelos fazendários para compartilhar seu conhecimento e contribuir com as transformações sociais almejadas.

Apresentação do programa de cursos

Em um segundo momento, a diretora Administrativo-Financeira da Fundação, Elenilda dos Santos, e o diretor Técnico-Científico, Joselias Lopes, apresentaram o programa de capacitação para 2011. Elenilda destacou a postura diferenciada da Fundação, que não nasceu para “vender cursos”, mas para compartilhar saberes em prol do desenvolvimento do Estado. Dentre os cursos a serem ofertados pela Fundação Sintaf estão: contabilidade pública e privada, recursos humanos, direito do consumidor, direito bancário, planejamento urbano e ambiental, finanças públicas e direito tributário.

 

Radiografia das eleições gerais

Coube ao analista político Antônio Augusto de Queiroz, diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), ministrar palestra sobre a “Radiografia das Eleições Gerais de 2010 e o Governo Dilma”. O analista ressaltou a importância de compreender o cenário político nacional para avaliar o que se pode esperar do novo Congresso recém-leito.

De acordo com Queiroz – ou Toninho do DIAP, como é conhecido – o recado das urnas foi claro: apoio à estabilidade de preços, ao controle da inflação, aos programas de transferência de renda, fortalecimento das instituições, crescimento econômico e investimento em infraestrutura. E também o apelo por mudança de método gerencial, por transparência e ética, por atenção à questão ecológica e ambiental, além de mais investimento em saúde, educação e segurança.

 O analista explanou sobre os motivos que levaram as eleições ao segundo turno, o índice de renovação dos partidos e o perfil dos parlamentares eleitos. Destacou ainda a importância do crescimento da bancada sindical, diante de projetos em tramitação que podem prejudicar os trabalhadores. “A bancada sindical é fundamental para mediar conflitos, intermediar demandas, pressionar o governo a favor da agenda trabalhista, defender a previdência pública etc.”, afirmou.

Quanto ao perfil do Governo Dilma, o diretor do DIAP ressaltou a coalizão construída, a legitimidade política e competência técnica da equipe, a racionalidade administrativa, dentre outros pontos, apontando ainda menos presença sindical no governo. Na agenda legislativa estão as reformas política e tributária, que devem ser alvo de grandes debates e embates futuros.

Assinatura do convênio com a Sefaz

A solenidade foi encerrada com a assinatura de convênio de cooperação técnico científica e logística entre a Fundação Sintaf e a Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), o que foi ressaltado como a cristalização de todo o esforço dos fazendários para a efetivação da instituição. No ato da assinatura, o secretário Mauro Filho destacou a relevância do fomento ao ensino e pesquisa, manifestando seu apoio e desejando à Fundação sucesso no desempenho de sua missão.

Fonte: Sintaf-CE