19/02/2009

Hemoce alerta para a falta sangue no Interior

Fonte: Diário do Nordeste / Regional
 
Iguatu. O Carnaval ainda não começou, mas as preocupações e precauções com as possíveis conseqüências desta folia já estão bastante visíveis. Em Iguatu, o banco de sangue da unidade regional do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) dá sinais críticos de armazenamento. Falta sangue e os funcionários ficam preocupados com esta situação. Para se ter uma idéia do problema, as bandejas que guardam as bolsas com sangue O+ estavam vazias, e as contendo sangue do tipo A+ e B-tinham apenas cinco e três bolsas, respectivamente.

Para suprir a esta carência, foi preciso recorrer ao município do Crato para conseguir algumas bolsas de sangue. Caso contrário, as doações estariam mais comprometidas. De acordo com a responsável pelo setor de captação do Hemoce de Iguatu, Janaina Rocha, está cada vez mais difícil receber doadores. O consumo do sangue é elevado. Isso porque o município é responsável por atender a mais 25 cidades. “Existem dias que aparecem dois doadores e, às vezes, 15. Isso é muito relativo”, diz ela. Mas, na manhã da última segunda-feira, todas as cadeiras disponíveis para os doadores na entrada do Hemoce estavam vazias. Sinal de que os funcionários terão muito trabalho pela frente para conscientizar a população. “Nossa preocupação maior é só com o Carnaval. Para nós, que fazemos o Hemoce, essa é a festa que mais se usa sangue por causa da quantidade de acidentes”, conta.

“Na véspera do Carnaval cai muito o movimento de doadores. Mas iremos fazer uma campanha com trio elétrico”, diz. Além disso, Janaina conta que os funcionários irão abrir uma exceção: trabalhar no sábado de Carnaval com o objetivo de receber mais doadores. “Nosso trabalho é só de segunda à sexta, mas vamos ter uma exceção”. Segundo Janaina, amanhã, o Hemoce estará no município do Icó e, no próximo sábado, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Iguatu, realizando campanhas para arrecadar mais bolsas de sangue. Na semana passada, o Hemoce fez uma ação em Jaguaribe e obteve 74 bolsas.

Mas, apesar de ter atingido um número considerado relevante, as bolsas de sangue doadas ainda passam por análises sorológicas em Fortaleza até serem liberadas aos pacientes. Para Janaina, doar sangue é um ato de solidariedade. E assim foi a atitude do operário Júlio César de Souza, 20 anos. Motivado pela mãe, que ouviu um apelo do Hemoce em um programa local de rádio, Júlio César foi ao Hemoce e fez, pela primeira vez, sua doação. “Minha mãe disse que estão necessitando de sangue e falei que iria doar”.

Maurício Vieira
Repórter

NECESSIDADE
"O consumo de sangue é alto e as pessoas não fazem as doações que são necessárias".
Janaina Rocha
Captação do Hemoce de Iguatu

SAIBA MAIS

Condições

Para ser doador é preciso estar saudável, ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50kg, não ter comportamento de risco para DSTs, estar bem alimentado e ter RG

Pré-triagem
Na pré-triagem são realizados os exames básicos: verificação da pressão arterial e a medição de hemoglobina no sangue, de forma a identificar se o doador está apto a realizar a doação

Triagem clínica
Antes de doar, o candidato passa por uma entrevista individual sobre hábitos, doenças atuais e passadas, medicamentos em uso, além de exame físico sumário

Lanche
Antes da coleta, o doador faz um lanche para melhorar os níveis de glicemia (açúcar) e hidratação, diminuindo os riscos de passar mal ou ter outros problemas. Na coleta o doador deve lavar os braços com água e sabão. O volume máximo de sangue colhido é de 450ml em um tempo médio de 7 minutos

Mais informações:
Hemocentros
Iguatu: (88) 3581.9409
Juazeiro do Norte: (88) 3102.1169
Crato: (88) 3102.1160
Sobral
(88) 3677.4624
Quixadá
(88) 3445.1010

SENSIBILIZAÇÃO

Cariri, Zona Norte e Sertão Central também buscam doações
Juazeiro do Norte. A coordenação do Hemonúcleo deste município trabalha tranqüila no período de Carnaval. Segundo a coordenadora Edvânia Ferreira, o estoque tem sido bem favorável. O número de doadores vem se mantendo. São cerca de 45 pessoas a cada dia doando sangue, fortalecendo o estoque. Mesmo não tendo tradição momina, ela destaca a importância de fortalecer o estoque nesse período, por ser um feriado prolongado.

As parcerias têm sido importantes para manter o patamar de doações, tanto com os meios de comunicação, Secretaria de Segurança Pública e órgãos como a Maçonaria do Ceará. No Cariri, a entidade realiza um trabalho de sensibilização junto à população, principalmente para os tipos sangüíneos mais raros, que são os negativos.

Sobral
Em Sobral, o Hemoce realiza, desde o último dia 9, uma campanha de coleta de sangue para tentar melhorar o estoque. Este período exige, normalmente, um maior número de doadores. Mas a realidade é outra, pois, nesta época, o número de doadores diminui, necessitando de uma maior articulação da instituição. Assim, neste mês, são realizadas coletas sistemáticas em vários pontos de Sobral e em algumas cidades da Zona Norte.

Já no município de Quixadá, o Hemocentro conta com um estoque de 200 bolsas, quantidade suficiente para o Carnaval. Segundo o diretor do núcleo regional, médico Apoliano Albuquerque, não haverá dificuldade para atender aos 28 municípios da região do Sertão Central. Mesmo assim, continuará realizando coletas, normalmente, até a sexta-feira. O coordenador solicita o comparecimento de doadores que possuam fator RH negativo.