20/10/2010

II Café Pingado é realizado pela AAFEC

A segunda edição do Café Pingado foi realizada no dia 16 de outubro, às 9h, na AAFEC. O evento é uma ação do programa de educação financeira “Meu Tesouro, Minha Vida”, uma realização AAFEC em parceria com o Sintaf.

Drª Fernanda Cláudia Silva de Paula, advogada do programa, apresentou o grupo de teatro que fez uma encenação alertando sobre a importância de realizar pesquisas de preços. Na apresentação, dois personagens se encontravam em um supermercado e discutiam as estratégias de pesquisa, indicando a necessidade de comparar os preços dos produtos.

Um dos personagens estava realizando as compras com o auxílio de uma lista de preços já pesquisados em outro estabelecimento, dessa forma tinha conhecimento da variação de preço de um mesmo produto. Essa pesquisa foi realizada pela equipe do escritório MPR associados, que integra o programa da AAFEC, em um mesmo dia em diversos supermercados. O economista Marcos Saraiva comentou sobre a pesquisa que foi distribuída entre os participantes do Café Pingado.

Em seguida, a psicoterapeuta Luiza Helena de Paula iniciou uma conversa sobre as questões psicológicas que envolvem o consumo consciente. Inicialmente, foi realizada uma dinâmica para que os participantes pudessem conversar sobre as dificuldades no momento do consumo e as atitudes de um consumo consciente.

A psicoterapeuta conversou sobre a diferença entre a necessidade e a vontade. As compras por necessidade correspondem aos itens de sobrevivência, como alimentação, vestuário. Luiza Helena lembra que é preciso ter a total consciência das compras que são realizadas por um desejo.  Marcos Saraiva falou sobre a pesquisa realizada nos supermercados. “Com a pesquisa, você vai comprar melhor, o dinheiro vai render mais”, destacou Marcos.

Confira algumas dicas:

- Escolher é uma capacidade do ser humano e implica a comparação entre as possibilidades de escolha.

- Antes de assumir um compromisso a longo prazo, com muitas prestações, tenha consciência das condições que você pode estar no futuro.

- Além da educação de consumo pessoal, é preciso envolver os familiares.

- Faça visitas em dois supermercados diferentes, pois existem promoções diárias diferenciadas em cada estabelecimento.

- É importante saber a média de preço dos produtos, para só comprar quando estiver naquela faixa de valor. É importante decorar os preços para  que você não seja enganado com preços promocionais que podem estar acima do valor normal do produto.

- Compre produtos como arroz, farinha, açúcar, produtos da feira do mês em supermercados mais populares. E produtos mais delicados, sofisticados, de padaria em outros supermercados.