14/10/2022

Inauguração do Espaço (A)colher marca Encontro mensal de outubro

Na última terça-feira (11)  realizamos o Encontro Mensal de outubro e na ocasião, demos mais um passo juntos: inauguramos o Espaço (A)colher. Plantamos mais uma semente, demos espaço ao novo, abrimos um novo espaço. Um espaço para a mente, partilhas, histórias, memórias, sonhos traçados, realizados e sonhos que virão. Inauguramos um novo ambiente na sede da AAFEC, intitulado: Espaço (A)colher.

     

Estiveram presentes associados da AAFEC, as entidades fazendárias CAFAZ Saúde, com a enfermeira Kamila Abreu e SINTAF,  com o diretor de organização Carlos Brasil; representantes da SEFAZ, Germana Belchior, Luciane Lucena e Marcos Augusto; membros da Diretoria da Associação e a coordenadora do Núcleo de Atendimento à Saúde (NAS), Luciana Portela; e o fundador da AAFEC e homenageado na inauguração, Carlos Alberto Mendonça (Major).

Na palavra de abertura, a presidente da AAFEC, Elenilda dos Santos, deu destaque à homenagem para Major:

“Hoje a nossa reunião vai ser muito especial, porque nós vamos homenagear uma pessoa muito especial. Em nome do Major, eu homenageio todos os servidores do Estado [...] O Major é nosso mestre, e há trinta anos, juntamente com os colegas, jogaram umas sentinhas no terreno. O terreno não era do Major, mas ele jogou umas sementinhas. Depois, ele levou essa sementinha para outro local, continuou crescendo essa sementinha. Até que o Major encontrou um terreno e trouxe tudo que foi plantado para cá. Aí essas sementinhas foram regadas por várias pessoas, por vários momentos, e hoje chegou o dia do Major colher, colher o fruto que ele construiu durante todos esses anos. Hoje nós vamos inaugurar a sala (A)colher, de acolhimento, e nessa sala podemos trazer também o mundo do Major. [...] O Major representa todos os aposentados, de ontem, de hoje e de amanhã, porque ele vai ser sempre uma inspiração”.

Como estamos em período eleitoral na AAFEC, membros da Comissão Eleitoral falaram sobre o cadastro para a votação das eleições, que pela primeira vez será realizada de maneira online. Na sequência, abordando a campanha Outubro Rosa, a enfermeira Kamila Abreu fez alertas sobre a prevenção ao câncer de mama. Ela compartilhou sobre fatores que acentuam os riscos da doença, exame clínico, autoexame e cuidados para manter uma vida saudável. Por fim, Kamila falou sobre a roda de conversa “Tudo rosa com a CAFAZ por perto”, que será realizada na sede da AAFEC, no dia 27 de outubro, às 15h. 

Iniciando o cerimonial de inauguração da sala, Carlos Alberto Mendonça foi homenageado e a coordenadora do programa de saúde da AAFEC, Luciana Portela mostrou O Projeto Mente Viva, que funcionará nesse novo espaço. 

            

Segundo Portela, o espaço foi pensado partindo das dificuldades vividas por sócios durante a pandemia. “O nome da sala foi pensando também porque ele acolhe muitos “a”. ‘A’ de AAFEC, ‘A’ de Alberto, ‘A’ de amizade, ‘A’ de afeto, ‘A’ de amor, ‘A’ de atenção, ‘A’ de abraço [...]. Esse projeto nasceu na pandemia, um projeto virtual, onde a gente tentou levar acolhida e abraço às pessoas que não estavam conseguindo fazer isso fisicamente. O espaço surgiu também para homenagear o Major [...] vai ser um espaço para proporcionar partilha e troca, trabalhar memórias, trocar ideias e pensamentos, exercitar a escuta, trabalhar a leitura, criatividade, socialização, cultura, tecnologia, saúde e bem-estar.” 

Luciana mencionou as atividades que serão realizadas no espaço, como as oficinas de arte e tecnologia e oficinas artesanais, como também as que já estão em curso, como o Clube de Leitura Partilemos. Além de receber exposições das coleções de major, que é filatelista, colecionador de selos e também outros objetos. 

Após as falas introdutórias, o convidado especial homenageado, Carlos Alberto Mendonça falou sobre suas coleções e um pouco de sua história na AAFEC.

“Eu tenho quinze coleções montadas, tenho 68 medalhas recebidas, tanto de outros estados como de outros países onde eu exponho. Já fui presidente duas vezes da Associação Filatélica do Ceará [...]. Apesar da idade, apesar do tanto de selo que eu tenho, eu continuo amando meus selos”, explica. 

Sobre sua relação com a Associação, Major contou emocionado sobre como tudo começou: “A AAFEC foi uma inspiração do Espírito Santo[..] começou como um espaço para conversar [...] O negócio começou a crescer, eu já estava com dez anos de presidência da AAFEC, e estava achando que tinha que mudar [...] Tinha juntado um dinheiro da associação e compramos esse terreno [...] Tenho um orgulho enorme daqui (AAFEC), é como se fosse minha filha ou meu filho, essa sede.”

Após a participação de Major, houve o momento da inauguração do Espaço (A)colher, que além de homenagear o fundador da AAFEC, Carlos Alberto Mendonça (Major), demarca que este local será um espaço para valorizar a história, cultura e bem estar dos sócios.