25/05/2011

Instalação de câmeras de circuito fechado de TV é tema de reunião

Fonte: Diário do Nordeste
 
A Diretoria do Sintaf reuniu-se na tarde de ontem (23/5) com a Administração Fazendária para tratar de dois assuntos: a instalação de câmeras de Circuito Fechado de TV (CFTV) nas dependências da Sefaz, bem como a convocação arbitrária de colegas do Trânsito de Mercadorias para a participação de curso na folga do plantão.

As câmeras de CFTV foram instaladas sob o pretexto de oferecer maior segurança aos servidores. No entanto, os equipamentos foram fixados dentro dos ambientes de trabalho. Por este motivo, o Sintaf recebeu dezenas de ligações de colegas que se sentiram invadidos em sua privacidade, sendo obrigados a conviver com este “big brother” no trabalho. “Na verdade, as medidas de segurança devem ser direcionadas aos locais de acesso, corredores e áreas externas”, destacaram os diretores do Sindicato na reunião.

Na oportunidade, a Administração Fazendária fez uma exposição sobre o que seria o plano de controle de acesso da Sefaz. Além disso, o secretário adjunto, João Marcos, comprometeu-se a convocar uma reunião com o Sintaf e os servidores do Contencioso, onde as câmeras foram instaladas inicialmente. Ele também suspendeu a instalação do equipamento nas demais dependências da Fazenda até que a questão seja resolvida.

Para o Sintaf, a fiscalização eletrônica, quando não compromete a intimidade das pessoas, é admissível do ponto de vista da segurança. No entanto, se ela for invasiva, não pode ser tolerada.

Arbitrariedade – Os dirigentes sindicais questionaram ainda uma Comunicação Interna (C.I.) encaminhada pela Supervisão do Núcleo de Divisão do Trânsito de Mercadorias, convocando os colegas a participarem de um determinado treinamento. De acordo com a C.I., “o não comparecimento dos servidores convocados ao presente curso, ainda que estejam de folga do plantão, acarretará em falta na sua frequência”. “Isto é uma arbitrariedade que não podemos aceitar”, protestaram os diretores. A Administração Fazendária ficou de marcar, então, uma reunião entre o Sintaf e a Coordenação do Trânsito de Mercadorias para definir a questão.

Piso unificado – Os diretores do Sintaf buscaram obter do secretário da Fazenda, Mauro Filho, informações atualizadas sobre a proposta do piso unificado do PDF. De acordo com o secretário, Sefaz e Seplag estão trabalhando na construção da minuta que implementará o piso. Já a Procuradoria-Geral se detém sobre a proposta de extensão do pleito aos aposentados. Em breve o documento será disponibilizado ao Sindicato.
 
Fonte: Sintaf-CE