01/08/2012

Julgamento do mensalão começa nesta quinta-feira

Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) irá julgar a partir desta quinta-feira os 38 suspeitos do maior escândalo de corrupção na política brasileira, o mensalão, que abalou o governo Lula e levará importantes lideranças para o banco dos réus.
 
 
No "julgamento do século" --como tem chamado a imprensa-- o STF julgará 38 ex-ministros, ex-deputados, empresários e banqueiros envolvidos na suposta rede de compra de votos no Congresso orquestrada pelo Partido dos Trabalhadores entre 2002 e 2005. O caso imortalizou uma das práticas mais enraizadas na política brasileira: o pagamento de favores políticos.
 
Os acusados deverão responder por um sofisticado plano para compra de apoio da coalizão no Congresso no primeiro governo de Lula (2003-2007) e prestar contas da campanha eleitoral de 2002, que o levou ao poder, segundo a Procuradoria Geral da República.
 

Lula foi excluído da "Ação Penal 470", mas o PT perdeu a bandeira contra a corrupção que carregava desde a origem do partido, o que pode ser um empecilho nas eleições municipais de outubro.

Para Carlos Pereira, professor da Fundação Getúlio Vargas, o resultado do julgamento será "visto como um sinal de castigo ou tolerância" para "um governo que se inclinou por mecanismos ilegais para manter sua base aliada no Congresso".
 
"É uma janela de oportunidade para que o Brasil demonstre de maneira clara que tipo de sociedade quer ter: instituições fortes, independentes, capazes de punir os desvios, ou se será sempre a sociedade que acomoda interesses", explicou Pereira, autor de vários artigos sobre o tema.
 

Os 38 acusados devem responder por peculato, lavagem de dinheiro, corrupção e fraude, crimes pelos quais podem pegar penas de até 45 anos de prisão.

As primeiras sentenças devem ser anunciadas em meados de setembro.
 

 Fonte: Revista Exame